domingo, 20 de novembro de 2011

O que a comunidade ganha com isso?

Reproduzo abaixo editorial do Panorama, publicado na edição de 18/11/2011.

O que a comunidade ganha com isso?
O acirramento dos ânimos eleitorais, com vistas ao pleito do ano que vem, tem gerado inúmeras situações políticas nos últimos dias, algumas das quais provocam surpresa em Taquara. Esta semana, por exemplo, foi pródiga em ocasiões do gênero, começando com denúncia de vereadores oposicionistas sobre problemas na construção de casas populares no bairro Empresa e encerrando com o quiproquó na eleição da nova mesa diretora do Legislativo. Mas a pergunta que fica, depois disso tudo, é o que a comunidade ganha com isso?
Apesar de que o objetivo eleitoral seja negado em praticamente todas as situações, é óbvio que o pleito de 2012 está inserido nas polêmicas. De cada lado, oposição e situação se digladiam, utilizando-se, em algumas ocasiões, de expedientes questionáveis. O caso mais grave a exemplificar tudo isso foi a eleição na Câmara de Vereadores. Eleitos sob o prisma da renovação e prometendo diálogo até o final do mandato, os atuais componentes do Legislativo repetiram cenas do passado da Câmara taquarense, as quais ninguém gostaria de ver novamente.
Infelizmente, o “show” protagonizado pelos vereadores durante a sessão ordinária de quarta-feira em nada condiz com o que se espera de um parlamentar. O que se aguarda é um trabalho focado em prol da comunidade, com a elaboração de projetos que favoreçam a sociedade como um todo. Contudo, a tentativa de eleição da nova mesa diretora mostra que o que preponderou foi o interesse político partidário acima de tudo.
A consequência da confusão desta semana será, possivelmente, uma paralisação da discussão de assuntos no Legislativo, uma vez que vereadores vão estar mergulhados no debate jurídico sobre qual a saída para o fiasco em que se envolveram. Enquanto isso, a comunidade, que é responsável por arcar com os custos de manutenção da Câmara, verá a análise de demandas da sociedade paradas. O que certamente poderá ser prejudicial para o encaminhamento de projetos que interessam a Taquara.
O que fica disso tudo é: até quando os interesses pessoais e partidários vão estar acima do trabalho coletivo em prol do município? Além disso, até quando a comunidade vai acompanhar estas situações sem tomar uma posição mais forte a respeito destes tipos de acontecimentos? Não basta se limitar somente ao voto em 2012, pois existem, sim, formas de fazer com que os representantes atuem sintonizados com a população em anos não eleitorais. Basta participar e estar atento às decisões e posicionamentos emitidos pelos políticos. Sem esquecer que a Câmara definiu por mais cinco vereadores a partir da próxima legislatura. Espera-se que esta seja uma mudança para melhorar o ambiente político, evitando-se a repetição de cenas como a desta semana.

Nenhum comentário: