domingo, 20 de novembro de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na seção abertura do Panorama, edição de 20/11/2011.

BRETE DO PP
O lançamento da candidatura de Caroline Telles à presidência da Câmara de Taquara colocou o Partido Progressista num brete. Alinhado ao PSDB com vistas à eleição de 2012, integrantes do partido em Taquara defendiam a eleição de Luis Felipe Luz Lehnen para o comando do Legislativo. Mesmo assim, Carol Telles ganhou apoio da direção nacional do partido, recebendo uma carta do presidente nacional do PP, lida durante a sessão ordinária desta semana do Legislativo. Em entrevista a Rádio Taquara no dia seguinte a confusão na Câmara, Telles reclamou que seu novo colega de partido, Fabiano Matte, não a apoiou para a presidência da Câmara. Ainda sobre a confusão no Legislativo, Carol Telles acompanhou anteriormente sete colegas como signatária de documento que indicava Fifi à presidencia neste ano.

COLETIVA DA CÂMARA
Vereadores de oposição se preparam, em Taquara, para lançar a coletiva semanal de imprensa da Câmara. A ideia foi aventada no Legislativo e está em estudo com o presidente Paulo Mello. Pela proposta, o encontro funcionaria como uma forma de contrapor o prefeito Délcio Hugentobler, que desde 2010 recebe a imprensa todas as segundas-feiras, em seu gabinete, onde esclarece várias situações envolvendo o Executivo. Em algumas ocasiões recentes, a coletiva do prefeito já foi ponto de partida para confrontos com o Legislativo. Vereadores de oposição disseram ao Panorama entenderam que, em algumas ocasiões, as críticas de Délcio não estariam sendo devidamente respondidas pela Câmara. Por isso a ideia de criar o encontro com a imprensa.

MARCO ZERO
Pelo menos um ponto da nova Praça Marechal Deodoro fugiu das atenções há duas semanas, quando houve a solenidade de reinauguração do espaço. O Marco Zero de Taquara (local em que são medidas as distâncias da cidade em relação às demais) está devidamente demarcado na nova praça, com uma placa de vidro indicando altitude e latitude. O ponto fica bem no centro da praça. Certamente uma novidade do espaço, que antes ficava escondida sob a pavimentação. Contudo, por meio do site do Panorama na internet o leitor Paulo Ritter da Luz apontou um problema nos dados. Segundo ele, a altitude correta de Taquara é 29 metros acima do nível do mar e não 46, conforme está gravado.

MEDIDA DRÁSTICA
Se em anos anteriores sinalizar a altura não era suficiente para evitar que o pórtico da decoração natalina de Taquara fosse derrubado por caminhões, desta vez a Prefeitura adotou uma medida drástica. Conforme placa instalada antes da chegada aos pórticos, está proibido o tráfego de caminhões na rua Júlio de Castilhos, ao menos no espaço situado no largo da Praça Marechal Deodoro. Casos de derrubada dos pórticos foram registrados nos últimos três anos, sempre envolvendo caminhões. Outra medida adotada neste ano é um visível aumento na altura das estruturas de suporte à decoração natalina.

Nenhum comentário: