sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos da seção abertura do Panorama, edição de 21/10/2011.

MAIS UM SUPLENTE
Por pelo menos uma sessão, a Câmara de Taquara terá mais um suplente em sua composição. Nesta semana, o vereador Luis Felipe Luz Lehnen pediu liberação do Plenário desde quarta-feira até 31 de outubro. Solicitou ainda ao presidente da Câmara, Paulo Mello, que convoque seu suplente para assumir o cargo. Na sequência os detalhes: o primeiro suplente da coligação em que Lehnen se elegeu seria Eduardo Kohlrausch, que já está atuando como vereador substituindo Valdecir Almeida. Depois, a segunda suplente seria Marlene Haag, que, segundo Lehnen, declinou da possibilidade. A terceira suplente seria a atual diretora de Esportes, Lisiane Campana, que deixou o PTB e foi para o PDT e também acabou desistindo da hipótese de assumir. Com isso, cumprirá a função no período o quarto suplente do PTB, Luis Carlos Balbino de Oliveira.

DENTRO DO PRAZO
Mesmo que aparentemente estejam paradas, as obras de revitalização da Praça da Bandeira, em Taquara, estão dentro do cronograma. A garantia foi dada pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá Lorenzão, durante a coletiva de imprensa do prefeito Délcio Hugentobler, na segunda-feira. Segundo ele, o primeiro passo dos trabalhos foi o corte de todas as árvores que atrapalhavam as obras, cujo mapeamento foi realizado antes mesmo da demolição do camelódromo. Em seguida a empresa responsável providenciou a demarcação dos banheiros e a construção da caixa de luz, a qual já será a definitiva da praça. Nesta semana, era aguardada a ligação da energia elétrica por parte da concessionária responsável, para então as obras tomarem todo o vapor. Mesmo assim, Corá garantiu que estes passos iniciais constavam do cronograma da Prefeitura, não havendo qualquer atraso nos trabalhos. A previsão é de contar com a praça pronta até o final do ano.

TEM NOVA PROPOSTA
A Prefeitura de Taquara vai fazer uma nova proposta de compra dos bens imóveis da Sociedade Hospitalar de Caridade. A decisão do Executivo foi anunciada pelo prefeito Délcio Hugentobler em sua coletiva de imprensa desta semana. O mandatário afirmou que aguarda uma reunião a ser agendada pelo juiz Eduardo de Camargo com os advogados dos reclamantes para revelar os detalhes da proposta, que é diferente da anunciada anteriormente, a qual previa o pagamento em 64 vezes. Délcio teve reunião com o magistrado recentemente, onde Camargo previu que o encontro deverá ser marcado para a semana de 11 a 17 de novembro. O prefeito manifestou confiança na possibilidade de que os advogados aceitem a nova ideia da administração municipal, a terceira desde quando o laudo de avaliação dos bens veio a público.

FABIANO NO ATAQUE
Por meio de nota divulgada no dia 11, o vereador Fabiano Matte partiu para o ataque contra a Prefeitura de Taquara. Diz ele que, desde a reunião realizada em 31 de agosto do ano passado, quando o Daer apresentou projeto de revitalização do trecho urbano da avenida Sebastião Amoretti (ERS-020), o órgão aguarda manifestação da administração municipal sobre a questão dos acessos viários e do fluxo de trânsito à zona central. Fabiano, que pediu informações à Prefeitura sobre a tramitação do projeto, diz que a ausência deste inviabiliza ações para melhoria no trânsito das rodovias de Taquara. Entre os pleitos, afirma o vereador, está a instalação de equipamentos de segurança no ingresso aos bairros Ronda e Cruzeiro do Sul, bem como a transferência de retorno da ERS-115 na entrada da cidade, desafogando a Tristão Monteiro.

Nenhum comentário: