sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Abertura do Panorama

Reproduzo abaixo tópicos publicados na seção abertura do Panorama, edição de 14/10/2011.

TUTY DEIXA PSDB
Ex-candidato a deputado estadual, Luiz Augusto Müller (Tuty) confirmou nesta semana que deixou o PSDB de Taquara. Ele ingressa no PMDB. Falando ao Panorama, Tuty explicou que abandonou o barco tucano deixando muitos amigos. Acrescentou que saiu do PSDB por conta de problemas internos, principalmente a falta de regras claras do partido no tocante as negociações para o próximo pleito. “Não tinha programa que levasse a nada”, afirmou. Sobre o PMDB, Tuty disse que ingressou no partido sem nenhum compromisso de concorrer em 2012, mas não descartou esta possibilidade. “Entrei na sigla para construirmos uma proposta tendo como objetivo melhorar Taquara”, finalizou.

PMDB PERDE NOMES
O PMDB perdeu uma série de nomes na região, nas últimas trocas partidárias. Em Parobé, a vereadora Marizete Pinheiro, que foi a mais votada no último pleito, abandonou o partido e embarcou no barco do Partido Progressista. Ela segue o exemplo do colega mais votado de Taquara, Fabiano Matte. Já outra mudança foi em Três Coroas, onde o presidente da Câmara, Rodrigo Wazlawig, deixou o PMDB para ingressar nas hostes do PSB, se lançando, inclusive, como pré-candidato a prefeito. Em Igrejinha, o presidente do Legislativo, Dalciso Oliveira, saiu do PMDB para ingressar no PSB. Outra mudança igrejinhense foi no PTB, que perdeu o vereador Vilmar Pereira, o qual ingressou no recém lançado PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Como mudou para uma sigla nova, Pereira inclusive não corre o risco de perder o mandato.

PTB QUER MANDATO DE VALDECIR
O presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Taquara, João Luiz Ferreira, confirmou nesta semana ao Panorama que a sigla ingressará na Justiça Eleitoral buscando o mandato do vereador licenciado Valdecir Almeida, atualmente no PDT. Almeida ocupa hoje o cargo de secretário municipal de Saúde. Segundo Ferreira, o PTB entende que não houve justa causa para desfiliação. Ele explicou que conversou com Valdecir, o qual afirmou que não abrirá mão do mandato. Por isso, os petebistas estão aguardando o encerramento do prazo para o cadastro das filiações, para ingressar com a ação em Porto Alegre. A ideia, segundo Ferreira, é garantir a efetividade do trabalho de Eduardo Kohlrausch na Câmara, uma vez que ele entrou no lugar de Valdecir Almeida.

DÉLCIO X ZANANDRO (I)
Teve novo capítulo nesta semana o embate entre o prefeito Délcio Hugentobler e o ex-presidente do Conselho de Saúde, Zanandro Jung. Nesta semana, Délcio atribuiu a Zanandro a agitação que levou moradores do bairro Cruzeiro do Sul a realizarem protesto defronte a Prefeitura. Na ótica do prefeito, o ex-titular do Conselho de Saúde estaria descontente com o fato de ter perdido a eleição para o comando do órgão por 16 votos a quatro. Mesmo admitindo que o cargo não é remunerado, Délcio ponderou que Zanandro teria interesse na função para buscar promoção com vistas a sua candidatura eleitoral em 2012. Por isso, estaria insuflando os moradores a protestarem contra os problemas de enchentes, tendo em vista que Zanandro também preside a associação do bairro. Délcio reclamou ainda que a associação não marcou reunião com ele para tratar do assunto, partindo direto para um protesto.

DÉLCIO X ZANANDRO (II)
Em contraponto, Zanandro Jung voltou a contestar o prefeito Délcio Hugentobler. Disse que está fazendo a sua parte como presidente da Associação de Moradores do bairro, cobrando soluções para problemas da comunidade que causam transtornos. “Caso não fizesse isso, estaria sendo omisso na minha função de presidente”, ponderou. Disse ainda que sua atuação nos protestos de segunda-feira nada teve a ver com a eleição do Conselho Municipal de Saúde, órgão para o qual ainda continua como vice-presidente, apesar de ter perdido a eleição para presidência. Reiterou que o cargo de presidente do conselho não possui remuneração e somente vem executando o seu trabalho nos órgãos comunitários em que atua. Sobre reunião com o prefeito, Zanandro disse que tenta desde 2009 um encontro, mas a data não é agendada pelo Executivo.

RECONHECIMENTO PÚBLICO
A diretora de Saúde de Taquara, Simone do Amaral , esteve à frente do processo de reabertura do hospital desde o seu fechamento. E este trabalho teve reconhecimento público nesta semana, na solenidade de inauguração da UTI do hospital. Simone foi agraciada com elogios de várias autoridades, em especial da promotora de Justiça, Ximena Cardozo Ferreira. Para quem acompanhou de perto a questão, sabe o quanto foi dura a luta não só de Simone, mas de várias outras pessoas, para enfrentar o período em que Taquara ficou sem hospital. Mas sabe também o quanto a atual diretora batalhou para que a casa de saúde efetivamente voltasse a funcionar.

HORÁRIO DE VERÃO
Amado e odiado por muitos, terá início oficialmente neste final de semana o Horário de Verão. Por isso, à zero hora do domingo todos devem adiantar em uma hora os seus relógios. Neste ano, o horário de verão terá duração de 126 dias, estendendo-se até 20 de fevereiro de 2012. Segundo informe divulgado pela concessionária Rio Grande Energia (RGE), a previsão é de que com a economia de energia propiciada pelo horário de verão, seria possível abastecer o Vale do Paranhana por 77 dias. Em Taquara, o abastecimento será possível por 27 dias, enquanto em Riozinho a economia poderia garantir energia por 290 dias, segundo a RGE. A empresa ressalta que, com os dias mais longos, é possível economizar energia e diminuir a demanda no horário de pico.

Nenhum comentário: