sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na edição desta semana (26/08/2011) do Panorama, na sessão abertura.

PRECIPITAÇÃO FARMACÊUTICA
Soou como precipitada a decisão da Prefeitura de Taquara de tentar cassar o alvará da Farmácia Mais Econômica, nesta semana. Sabia-se desde segunda-feira que a empresa havia obtido judicialmente uma liminar para funcionar nos horários destinados somente aos estabelecimentos plantonistas. Embora que até aquele momento não tivesse sido notificada, a Prefeitura poderia ter aguardado a intimação e tentado cassar a liminar no âmbito da Justiça, evitando a abertura de um novo foco de conflito. Sabe- se de fontes da Prefeitura que a decisão foi tomada diante da pressão que o Executivo recebeu de outras farmácias para fazer valer a nova lei municipal.

INTERVALO NA VOTAÇÃO
Público que esteve presente na sessão da última segunda-feira da Câmara de Vereadores de Taquara aguardava a análise do projeto que aumenta para 15 o número de parlamentares. Contudo, a matéria deverá ser analisada na próxima segunda-feira, pois teve que cumprir prazo de espera regimental para passar por segunda votação. O projeto de emenda à lei orgânica não poderá mais sofrer alterações e, caso aprovado, valerá a partir da próxima legislatura. Embora seja bastante polêmico, na sessão desta semana do Legislativo nenhum vereador fez referência ao projeto.

DÍVIDA COM A CORSAN
O prefeito Délcio Hugentobler segue negociando com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) a situação da dívida da Prefeitura com a estatal. Em sua coletiva semanal de imprensa, o chefe do Executivo divulgou os últimos andamentos das tratativas, avaliando que evoluíram bastante no sentido de a Corsan aceitar a compensação pelos serviços prestados à companhia pela administração municipal. A Prefeitura tenta compensar os consertos de buracos abertos pela Corsan e fechados pelo Executivo. Délcio reclamou que o governo de Yeda Crusius não havia aberto possibilidade de negociação sobre o tema, enfatizando que tem obtido do atual governo, de Tarso Genro, total respaldo para a tratativa.

ALERTA À REGIÃO
Após participar de uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa para discutir a situação dos pedágios comunitários no Estado, o vereador Luis Felipe Luz Lehnen aproveitou a sessão desta semana da Câmara de Taquara para divulgar um alerta à região. Lembrou da pressão que está sendo realizada no governo estadual por lideranças do Vale dos Sinos para mudar a localização da praça de pedágio da ERS-239 em Campo Bom. A ideia seria trazer o posto para mais próximo de municípios do Paranhana. Lehnen ressaltou que a praça já bancou vários investimentos no Vale dos Sinos, em especial a construção da Avenida dos Municípios. Agora que está servindo para obras no Paranhana, como a duplicação da 239 entre Taquara e Rolante, cogita-se a mudança de local. Sugeriu mobilização regional para evitar que a proposta siga em frente.

Nenhum comentário: