sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na seção abertura do Panorama, edição de 19/08/2011.

LICITAÇÃO REVOGADA
O polêmico pregão de registro de preços para a contratação de máquinas, lançado pela Prefeitura de Taquara, foi revogado. A medida havia sido questionada pelo vereador Luís Felipe Lehnen, que entendia ser mais barato a compra das máquinas, em vez do aluguel. A revogação do pregão foi anunciada pelo prefeito Délcio Hugentobler na semana passada, durante uma reunião com vereadores na Câmara. Na ocasião, Délcio comparou o pregão de Taquara com uma licitação do governo estadual durante a gestão Yeda Crusius, avaliando que Taquara iria pagar menor valor do que o licitado pelo Estado. Na sua coletiva de imprensa, Délcio disse que, mesmo não tendo nenhuma irregularidade na licitação, tomou a medida diante das dúvidas levantadas. Afirmou que sua intenção é proteger os servidores que compõem o setor de licitações, que conduzem todo o trabalho. O prefeito ressaltou que o registro de preços era um planejamento para o caso de um imprevisto natural. Com a revogação, em casos como estes as contratações terão que ser feitas na hora.

REUNIÃO TRANQUILA
A revogação da licitação sobre a contratação de máquinas foi o ponto mais polêmico da reunião que o prefeito Délcio teve com os vereadores. Apesar do clima tenso na relação entre o Executivo e o Legislativo das últimas semanas, o encontro, acompanhado com exclusividade por Panorama, foi tranquilo. No momento em que Délcio anunciou a revogação do pregão, o vereador Luis Felipe Lehnen contestou a medida, alegando que o governo estadual contrataria horas máquinas para todo o Estado e não apenas para um município. Mas a discussão foi acalmada por outros vereadores. Sobre a polêmica dívida com a Corsan, Délcio pediu apoio dos parlamentares para que a estatal seja convencida a fazer um encontro de contas com a Prefeitura. O Executivo quer compensar do débito o custo com o fechamento de buracos abertos pela Corsan.

ABRINDO MÃO
No auge da discussão sobre o projeto que aumenta o número de vereadores, na sessão desta semana da Câmara de Taquara, o vereador Maurício Hugentobler voltou a discutir com o presidente da Câmara, Paulo Mello. Mello sugeriu que, mesmo tendo votado contra o projeto que aumenta o número de parlamentares para 15, Maurício seria beneficiado com a medida. Mas Maurício rebateu e surpreendeu a todos: disse que, se concorrer no próximo pleito e vencer a eleição, só exercerá o mandato se estiver dentro da cota de 10 vereadores. Caso contrário, Hugentobler disse que abrirá mão da vaga. Contudo, o vereador pedetista afirmou ainda que não sabe se concorrerá nas próximas eleições. Alegou que tem coisas na política que são de causar “náuseas”.

BURACOS, BURACOS...
Após uma temporada de chuvas intensa, proliferam-se os buracos nas ruas de Taquara. A própria Prefeitura admite a situação, ao ter iniciado uma operação para tapá-los. Mas, nesta semana, a administração foi cobrada em um novo protesto. Morador da rua Ignacinha Thomaz Rauber, no bairro Cruzeiro do Sul, afixou um cartaz defronte a sua residência, com os seguintes dizeres: “pagamos nossos impostos em dia e o que recebemos em troca? Uma rua cheia de buracos”. Na Câmara, o vereador Eduardo Kohlrausch pediu patrolamento e ensaibramento da via. Ao Panorama, o prefeito Délcio Hugentobler disse que está entre as metas da administração a realização de pavimentação na rua. Contudo, ressaltou, a obra somente poderá ser realizada quando a Prefeitura tiver condições financeiras para isso.

Nenhum comentário: