sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na seção abertura do Panorama, edição de 05/08/2011.

15 VEREADORES EM TAQUARA
Discutido há algumas semanas na Câmara de Taquara, enfim o tema número de vereadores para a próxima legislatura tem uma proposta oficial. Sete vereadores apresentaram projeto de emenda à lei orgânica, nesta semana, propondo aumentar para 15 o número de legisladores, teto máximo definido pela Constituição Federal. Argumentam os vereadores proponentes que a medida aumentará a representatividade do Legislativo e não acarretará majoração dos gastos, pois o percentual de repasse à Câmara continuaria no mesmo valor atual. Ferrenho defensor do aumento do número de cadeiras, Nelson Martins pediu levantamento sobre quanto a Câmara economizou com a diminuição de 8% para 6% dos seus repasses, com vistas a sensibilizar a comunidade de que o Legislativo já fez a sua parte na economia de gastos.

MANTENDO COMO ESTÁ
Ainda na sessão desta semana, o vereador Nelson Martins pediu à Mesa Diretora que o projeto que aumenta o número de vereadores seja analisado juntamente com uma proposta sua que mantém em 6% o repasse à Câmara. Acontece que na lei que definiu a redução, em 2008, foi previsto que a medida valeria até 2012. Com isso, em 2013 a Câmara poderia passar a receber 7% do orçamento municipal, novo teto constitucional. Mas Nelson quer manter tudo como está atualmente. Maurício Hugentobler se manifestou sobre o assunto, anunciando voto contrário ao aumento de vereadores e dizendo acreditar que haverá, sim, aumento de gastos. Por um simples motivo: mais cinco vereadores representam, no mínimo, mais cinco salários a serem pagos.

POSIÇÃO CÔMODA
Outro vereador a se manifestar sobre o tema número de vereadores foi Cláudio Rocha. Ele defendeu uma proposta sua feita no meio deste ano, que aumentaria para 11 o número de componentes da Câmara de Taquara. Disse que chegou a este valor levando em conta cálculos proporcionais da própria regra constitucional que aumentou para 15 o número máximo de vereadores. Para Rocha, a elevação para 11 tiraria o presidente do Legislativo da posição cômoda em que ele se encontra atualmente, em que é impossível acontecer empate nas votações, a menos que algum vereador falte à sessão. Tanto que, atualmente, o presidente é pouco acionado a desempatar algum projeto de lei, principalmente aqueles mais polêmicos analisados na Câmara.

VEREADOR X DIRETORA
As constantes reclamações do vereador Eduardo Kohlrausch sobre o Parque do Trabalhador motivaram reação da diretora de Esportes, Lisiane Campana. Por meio de uma rede social na internet, Lisiane postou uma foto da academia do Parque, explicando que ela foi desmontada por ordem sua e que existe projeto para a construção de uma nova estrutura do tipo. Lisiane disse que nenhuma medida foi tomada em função dos “berros do vereador Eduardo”. Anunciou que em breve melhorias estarão sendo realizadas no Parque do Trabalhador e também a campanha “Vamos abraçar o parque”. Na Câmara, Eduardo rebateu as críticas. “A diretora deveria entrar menos na internet e circular mais nos quatro hectares do parque”, disparou, dizendo que vai continuar cobrando obras no espaço.

Nenhum comentário: