sexta-feira, 27 de maio de 2011

Transparência levada a sério

A Prefeitura de Taquara deu um belo exemplo nesta sexta-feira. Hoje é o dia de vencimento da lei da transparência, que institui a obrigatoriedade dos municípios criarem mecanismos eletrônicos para divulgação, em tempo real, das receitas e despesas. Taquara pôs no ar um site completo, contendo as receitas e despesas do Executivo, com um nível de detalhamento bastante completo.

O Executivo mostrou preparo para lidar com a imposição legal. Na região, além de Taquara, deveria colocar na internet um “portal da transparência” a Prefeitura de Parobé. Mas, infelizmente, o município vizinho mostrou que não teve o cuidado necessário para lidar com uma nova exigência legal. No meio da semana, Parobé nem sabia exatamente de que forma cumpriria a legislação.

Nesta sexta-feira, pressionada pela grande imprensa, a administração colocou no ar dois arquivos em PDF contendo o balancete de receita e despesa. Infelizmente, os dois arquivos não contemplam o exigido pela legislação federal, que quer a divulgação de informações pormenorizadas. Exemplo de quando a transparência com o dinheiro público não é levada tão a sério.

Um comentário:

Vinicius Vollrath disse...

Vinicius,

Entrei no site da Prefeitura de Taquara e não consegui acessar os dados. Você poderia ter incluído o link do site da prefeitura de Taquara.

Acessei esse link:
http://www.taquara.com.br/home/show_servicos.asp?id_CONTEUDO=2949&codID_CAT=819&imgCAT=&ID_LINK_PAI=

Mas sempre retorna para a mesma página.