sexta-feira, 27 de maio de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na abertura do Panorama, edição desta sexta-feira.

TUDO NO SITE
Requerimento do vereador Fabiano Matte sobre os custos de reforma da Praça Marechal Deodoro foi oficialmente respondido nesta semana pelo prefeito Délcio Hugentobler. O chefe do Executivo lembrou em ofício o que já havia dito a esta coluna na semana passada, sobre as exigências dos órgãos de patrimônio histórico, mas também acrescentou que os valores da reforma foram calculados utilizando tabelas oficiais do governo federal. Sobre os documentos pedidos por Fabiano, o prefeito respondeu ao vereador que estão disponíveis na área de licitações do site da Prefeitura, orientando o vereador a buscá-los no portal. Mas Fabiano devolveu a orientação com uma sugestão ao Executivo: que revise e melhore o módulo de licitações do site. O vereador sugere que seja mais facilitado o acesso ao sistema.

MOÇÃO CONTRA O “KIT GAY”
Por meio de uma moção de repúdio, os vereadores de Taquara entraram na discussão sobre o chamado “kit gay” do governo federal, que nesta semana teve sua produção e distribuição para escolas suspensa por ordem da presidente Dilma. A moção do legislativo taquarense foi endereçada ao secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, e ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Com várias críticas à situação do setor no País, o documento chamou a atenção para a relevância que os governos estadual e federal têm dado ao tema. O texto diz que os vereadores ficam abismados com o convênio para a produção, com dinheiro público, do kit. O documento da Câmara foi proposto pelo presidente Paulo Mello e assinado pelos vereadores Carmem Kirsch, Caroline Telles, Fabiano Matte, Lauri Fillmann, Nelson Martins e Valdecir Almeida.

QUEREMOS VOCÊS
O Banco Santander deu mostras públicas, na última sexta-feira, do quanto lutará para manter a folha da Prefeitura de Taquara na instituição. Na data, a administração municipal liberou o pagamento do adiantamento salarial referente ao mês de maio. Depois de alguns meses acontecendo pela Caixa Federal, desta vez o dinheiro voltou a ser depositado no banco privado, por decisão da Justiça. E o Santander mostrou que quer continuar à frente do serviço: estendeu o tapete vermelho, colocou balões e trouxe dirigentes regionais para o atendimento dos servidores. Certamente, uma mostra de que esta luta judicial entre a Prefeitura e o banco privado ainda terá vários capítulos.

E AÍ, ADMINISTRAÇÃO?
Demorou, mas foi consertado o semáforo da esquina das ruas Federação e Pinheiro Machado, no Centro de Taquara. O equipamento que coordena o trânsito nas imediações da escola estadual Rodolfo von Ihering estava estragado desde 17 de abril, quando Taquara foi assolada por um forte vendaval. Mas o conserto só foi realizado na semana passada pela Prefeitura de Taquara, que sofreu um protesto. Dias antes de o conserto ser efetivado, o poste de sustentação do semáforo exibia um cartaz com os seguintes dizeres: “e aí administração taquarense, até quando vamos ficar sem sinal?”

Nenhum comentário: