sábado, 3 de dezembro de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na seção abertura do Panorama, edição de 25 de novembro.

REUNIÃO COM VEREADORES
A reunião semanal que o prefeito Délcio Hugentobler mantém com os vereadores, sempre às segundas-feiras, foi motivo de desconfiança sobre a atuação do Executivo na eleição da mesa diretora da Câmara. Curiosamente, antes de receber a imprensa nesta semana, o chefe do Executivo teve encontro com parlamentares como Caroline Telles (PP), Paulo Mello (PTB) e a bancada do PDT no Legislativo, que ganhou o reforço de Valdecir Almeida, recém filiado ao partido. Na coletiva de imprensa, que acontece sempre após o encontro com os parlamentares, Délcio afirmou que o assunto eleição da Câmara não esteve em pauta com os vereadores, afirmando que tem o espaço aberto para receber os parlamentares nas segundas-feiras pela manhã. Lembrou que o encontro é aberto até mesmo aos vereadores oposicionistas, ponderando que a reunião é um excelente espaço para o esclarecimento de dúvidas.

ORGULHO TAQUARENSE
Agraciado com o prêmio Fato Literário há alguns anos atrás, Roberto Carlos Sampaio Guedes segue sendo exemplo para Taquara. Nesta quinta-feira, o pintor de paredes que transformou sua casa no bairro Empresa numa biblioteca comunitária viajou para o Rio de Janeiro, acompanhado da família, para participar de gravação do programa televisivo Esquenta, comandado por Regina Casé na Rede Globo. Não se sabe ainda a data que a atração irá ao ar, o que, segundo uma das maiores apoiadoras de Beto, Ana Lúcia Schweitzer, será informado assim que a emissora divulgar. O título que o programa escolheu para o taquarense presta um merecido tributo ao trabalho de Beto: “Herói do Livro”.

MARCO ZERO (I)
A Prefeitura de Taquara enviou nota ao Panorama, nesta semana, contestando informação do leitor Paulo Luz, publicada na edição passada, de que a altitude do município seria 29 metros. O documento, assinado pelo responsável pela divisão de Geoprocessamento da administração, Iuri Buffon, afirma que está correta a altitude de 46 metros impressa no Marco Zero da Praça Marechal Deodoro. A nota do técnico afirma que a administração foi rigorosa, dentro dos recursos metodológicos disponíveis, para a determinação da altitude do local, tendo em vista a falta de dados oficiais. “Utilizamos como referência o marco altimétrico existente no canto inferior esquerdo do Palácio Municipal (onde está marcada a altitude de 48 metros), associada a aferição da cota para a região na Carta do Exército (que descreve uma altitude superior a 40 metros)”, explica. Além disso, também foi utilizado GPS para indicar a altitude de 46 metros.

MARCO ZERO (II)
A nota do técnico da Prefeitura afirma ainda que uma aferição mais precisa da altitude de Taquara seria possível somente mediante uma técnica mais dispendiosa, com a utilização de receptor GPS mais avançado. Salienta que isso não se justificaria para uma definição de altitude que ambiciona apenas a informação para o público em geral, como o caso do Marco Zero, e não uma utilização profissional/comercial. Finalizou acrescentando que outras dúvidas sobre informação geográfica, limites municipais, georreferenciamento, cartografia podem sempre ser esclarecidas junto à Divisão de Geoprocessamento, que funciona na Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.

AÇÃO DAS PREFEITURAS
Duas Prefeituras do Vale do Paranhana anunciaram para este sábado a disponibilização de serviços gratuitos para a comunidade. Em Parobé, o evento está marcado para acontecer das 14 às 18 horas, no campo de futebol ao lado da escola Getúlio Vargas, no bairro Jardim. Já em Três Coroas, o evento acontece das 8h30min às 11h30min, na Sociedade de Linha Café Baixa. Em ambos os casos, serão disponibilizados serviços como consultas clínicas, verificação de pressão, vacinação e confeccção de cartão do SUS. Em Parobé, o evento também vai assinalar a inauguração de unidades habitacionais construídas nos bairros Jardim e 3L e nos loteamentos Nova Esperança e Cardoso. Também haverá participação do Interact, que fará uma conscientização de trânsito, e da Vigilância Sanitária.

TUDO LIBERADO
A respeito de nota publicada nesta coluna na edição passada, sob o título “Brete no PP”, o vereador Fabiano Matte procurou a reportagem do Panorama na sessão da Câmara de Vereadores para explicar sua posição. Disse que a Executiva municipal do Partido Progressista liberou seus vereadores para votarem em quem quiserem no pleito do Legislativo, por isso cumpriu com seu apoio assinado, antes do atual mandato, e votou em Luis Felipe Luz Lehnen (PSDB). Na mesma decisão de liberação dos filiados, explicou Matte, a Executiva do PP reiterou posição da sigla de oposição ao governo de Délcio Hugentobler.

TUDO GRAVADO
A propósito das confusões na Câmara de Taquara, desta vez não será possível ocorrerem discordâncias sobre o que foi discutido na sessão. Conforme havia anunciado em entrevista à Rádio Taquara, o presidente Paulo Mello contratou filmagem para a reunião da última segunda-feira, que gravou o encontro do início ao fim. Também desde o começo da sessão o plenário contou com segurança reforçada por soldados da Brigada Militar.

Nenhum comentário: