sábado, 24 de setembro de 2011

O olhar para o futuro

Reproduzo abaixo editorial do Jornal Panorama, edição de 23/09/2011.

O olhar para o futuro
Mesmo que adiada para este sábado, em decorrência de uma decisão judicial, a demolição do camelódromo situado na Praça da Bandeira representará um marco histórico para Taquara, considerado por muitos como o fim de uma era. O problema, um assunto que virou praticamente uma “novela”, vem sendo amplamente discutido nos últimos anos, com a crescente pressão da comunidade para que possa voltar a usufruir do espaço público da praça, relegado a segundo plano com a existência das bancas comerciais.
Agora que se chegou a um mínimo de consenso sobre a retirada da estrutura, ainda que apareçam dissidências em alguns momentos, o caso do camelódromo deixa algumas lições que servem para o futuro de Taquara, principalmente após toda a maratona que foi preciso enfrentar para corrigir o erro que foi a instalação das bancas na praça. Um dos mais importantes aprendizados que fica é sobre a importância a ser dada ao planejamento do que queremos para Taquara. Quando foi aberta a discussão sobre a necessidade de alocação dos vendedores ambulantes, ainda no início dos anos 90, um bom planejamento talvez tivesse detectado o problema que se veria mais adiante, tendo como exemplo a falta que uma estrutura de praças faria à população, em especial diante do crescimento urbano que seria verificado nos anos seguintes.
Essa lição fica mais latente ainda quando a atual administração municipal anuncia a necessidade de revisão do Plano Diretor, instrumento que regula o desenvolvimento da cidade, firmando para isso convênio com uma instituição de ensino (UFRGS). É preciso que todos os envolvidos nesta discussão tenham em mente que o processo deverá ser o mais aberto possível à opinião de todos os setores da comunidade, numa tentativa de se evitar erros cometidos no passado, como o caso do camelódromo bem exemplifica.
Numa outra ótica, a situação do camelódromo mais uma vez vem expor a baixa participação da comunidade nas decisões que envolvem o município. Em que pese todo o alvoroço que a tramitação do assunto tenha causado nos meios políticos, a população acompanhou à certa distância a discussão da matéria, o que se denota das sessões da Câmara de Vereadores em que o tema esteve em pauta. Por isso, neste momento em que volta à tona o debate sobre o planejamento estratégico de Taquara, com a revisão do Plano Diretor, é preciso que a comunidade se engaje e traga à baila os temas que entende que devam ser discutidos e revisados. Esse é o momento para evitar que erros sejam cometidos, sem que ao menos eles tenham sido amplamente discutidos anteriormente.

Nenhum comentário: