sábado, 24 de setembro de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na abertura do Panorama, na edição de 23/09/2011.

VAI RACHAR UMA LENHA
Prefeito Délcio Hugentobler vem nitidamente subindo o tom das críticas a seus adversários políticos. No começo desta semana, antecipando-se a uma possível matéria da Rede Record sobre a UTI, o chefe do Executivo concedeu entrevista à Rádio Taquara, onde atacou o presidente interino do Conselho Municipal de Saúde, Zanandro Jung. Délcio revelou que Zanandro teria acionado a reportagem da emissora de televisão para fazer uma matéria sobre a não abertura da UTI em Taquara, considerando que a atitude era meramente política e somente atrapalharia o desenrolar da questão. “Se não podem e não sabem nos ajudar, que ao menos não atrapalhem o processo”, disse o prefeito. Lembrou que Zanandro participou do governo de Cláudio Kaiser e criticou porque a administração anterior não conseguiu abrir a UTI, confirmando que a estrutura deve entrar em funcionamento no final deste mês. Finalizou dizendo a frase do título deste tópico: “que vão rachar uma lenha”, em referência aos adversários.

ZANANDRO CONTESTA
Contatado por Panorama, Zanandro Jung confirmou que realmente acionou a Record para uma matéria sobre a UTI. Disse, porém, que se existe a previsão de abertura neste mês, a pressão da mídia estadual somente iria ajudar no processo junto ao governo do Estado. Enfatizou que trabalhou pela implantação da UTI em Taquara, ainda quando foi coordenador da Consulta Popular no início dos anos 2000 e esclareceu que, durante o governo Kaiser, não tinha poder para interferir nas decisões do Executivo sobre o tema. O presidente do Conselho Municipal de Saúde ressaltou ainda que está entre suas atribuições, como representante do controle social sobre o setor, a cobrança para que a UTI realmente saia do papel. “Quem já não teve um parente ou conhecido que precisou da UTI e ela estava fechada?”, questionou. Ponderou ainda que sua atitude em chamar a Record não foi eleitoral e acusou o prefeito de estar adiantando o debate relacionado ao pleito de 2012.

INAUGURAÇÃO NA INTERIORIZAÇÃO
Comentando o assunto UTI em sua coletiva de imprensa, o prefeito Délcio Hugentobler confirmou o que já havia dito à Rádio Taquara, quando da polêmica entrevista do começo da semana. Afirmou que a previsão do Estado é de que a UTI seja inaugurada durante a interiorização do governo, marcada para a próxima sexta-feira, dia 30. Tanto que a solenidade seria realizada logo após a abertura oficial, contando, inclusive, com a presença do governador Tarso Genro. Délcio ressaltou que todos os trâmites necessários para o funcionamento da UTI estão finalizados, inclusive o contrato entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Grupo Mãe de Deus, que vai operar a unidade em Taquara. Como se sabe, o governo do Estado resolveu bancar os oito leitos da UTI taquarense.

MELHORIAS NO PARQUE
A Prefeitura de Taquara parece decidida a enfrentar o problema da falta de espaços de lazer no município. Depois de iniciar a reforma das duas praças centrais, o Executivo anuncia que está solicitando ao governo estadual recursos para uma completa revitalização do Parque do Trabalhador. Segundo o prefeito Délcio Hugentobler revelou em sua coletiva de imprensa, a diretora de Esportes, Lisiane Campana, protocolou pedido junto ao secretário estadual de Esportes, Kalil Sehbe. Délcio enfatizou que a Prefeitura não dispõe de dinheiro próprio para as obras, mas ponderou que já conta com os projetos visando à busca da verba. Ressaltou ainda que a ideia é melhorar toda a situação do parque, com a construção de um chimarródromo, quadra de esportes, reforma da pista de skate e melhoria na pista de caminhada.

REFORMA DO GINÁSIO
Questionado por Panorama durante a coletiva de imprensa, o prefeito Délcio Hugentobler também esclareceu a situação da reforma do ginásio do Parque do Trabalhador. Segundo o mandatário, a obra vem sendo tocada num ritmo mais lento em decorrência de que a empresa também é responsável pela obra do posto de saúde do bairro Santa Maria. Com isso, está sendo concluída a reforma interna do ginásio e a Prefeitura já providenciou um aditivo ao contrato original com a empresa para que a parte externa seja realizada. Esta parte da obra deverá começar nos próximos dias. Sobre a pista de skate do Parque do Trabalhador, anunciou que foi finalizado projeto prevendo que ela seja em formato de “L”, no entorno do ginásio. Agora, a Prefeitura pretende buscar recursos para bancar a obra.

PLANTÃO DE FARMÁCIAS
A Secretaria Municipal de Saúde vem tendo dificuldade para cumprir uma de suas promessas quando discutiu toda a situação envolvendo o plantão de farmácias. Foi anunciado na época que a escala de plantão estaria divulgada no site do Executivo na internet, à disposição para que a população pudesse consultar a qualquer instante. Até o momento, porém, a escala não foi publicada e assim dificulta para que a comunidade possa saber qual a farmácia estará de plantão durante as madrugadas. Até mesmo a entrada de um novo estabelecimento na escala de plantão não foi devidamente divulgada pela administração municipal. A propósito do tema: segue a disputa judicial entre a Prefeitura e a Farmácia Mais Econômica. Nesta semana, a drogaria entrou com recurso contra a decisão que cassou liminar favorável à empresa, mas nova posição do Judiciário ainda não foi tomada.

NEGOCIAÇÃO COM A RGE
Aproveitando sua coletiva semanal de imprensa, o prefeito Délcio Hugentobler divulgou avanço na negociação com a concessionária Rio Grande Energia (RGE) para o pagamento da dívida da Prefeitura com a empresa. Segundo o chefe do Executivo, a empresa aceitou algumas das condições propostas pela administração municipal. Com isso, a Prefeitura vai formalizar a sua proposta, aguardando o retorno da empresa. “Certamente ainda teremos alguns ajustes no acordo”, afirmou Délcio, revelando que a negociação envolve o pagamento da dívida tanto de energia como do imóvel que sedia o posto 24 horas, além de pequenos investimentos na melhoria da distribuição de energia. Um dos pontos atacados nesta questão é a entrada do Morro da Cruz, que sofre com a escuridão por falta de uma rede de iluminação pública adequada.

Nenhum comentário: