sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na seção abertura do Panorama, edição de 12/08/2011.

MERCADOS NO PLANO DIRETOR
Prefeito Délcio Hugentobler anunciou na sua coletiva de imprensa a sanção da lei municipal que regulamenta a instalação de postos de combustíveis. Questionamento de leitor do Panorama foi transmitido ao prefeito, sobre um artigo da lei municipal: a regra estabelece que postos não podem abrir em até 500 metros de um mercado. Neste sentido, o leitor usou a mesma lógica para entender que um mercado não pode abrir próximo a um posto, questionando qual seria a posição da Prefeitura no tocante a um estabelecimento que abrirá na rua Marechal Floriano. Délcio respondeu que a legislação para mercados ainda não está definida, devendo passar a ser discutida na revisão do Plano Diretor.

SEM INCONSTITUCIONALIDADE
Na mesma ocasião, o prefeito também defendeu a constitucionalidade da legislação proposta pelo Executivo. Disse que em momento algum a lei proíbe a abertura de novos postos em Taquara, apenas regulamenta a instalação dos estabelecimentos. Voltou a ressaltar o caso de um posto da rua Tristão Monteiro, que carece de estudo de impacto de vizinhança na sua documentação. Délcio ponderou ainda que uma empresa próxima ameaçava deixar Taquara caso o posto se instalasse no local, o que poderia acarretar a perda de mais de 50 empregos, enquanto a geração do posto ficaria próxima de apenas dez vagas.

DINHEIRO DO DISTRITO
Questionado publicamente por um dos participantes da reunião promovida para discutir as reclamatórias trabalhistas do hospital, o prefeito Délcio Hugentobler admitiu pela primeira vez que os recursos que seriam utilizados na compra do distrito industrial não estão mais disponíveis. O participante perguntou se o recurso a ser utilizado na desapropriação do imóvel poderia ser usado para complementar a proposta da Prefeitura na compra dos bens do hospital. Délcio argumentou, no entanto, que a verba acabou sendo empregada na compra de maquinário para a Secretaria de Obras. Ressaltou, inclusive, que as máquinas foram expostas à comunidade no largo da Praça Marechal Deodoro.

FIFI É O VICE-PRESIDENTE
Após a renúncia do vereador Maurício Hugentobler (PDT), a Câmara de Taquara voltou a ter vice-presidente nesta semana. Cumprindo reiteradas solicitações do vereador Cláudio Rocha (PDT), o presidente Paulo Mello (PTB) realizou a eleição para a vice-presidência. Primeiro, Mello ofereceu ao PDT a oportunidade de continuar com o cargo, indicando o próprio Rocha ou Lauri Fillmann. Mas os dois recusaram a oferta, abrindo caminho para a indicação de Luis Felipe Luz Lehnen (PSDB), que acabou tendo o nome confirmado na eleição. Se for mantido acordo fechado no início da atual legislatura, Lehnen também deverá assumir como presidente em 2012. A composição da próxima Mesa Diretora, também pelo acordo, deverá ter Caroline Telles (PP) como vice-presidente e um secretário do PDT.

Nenhum comentário: