sexta-feira, 17 de junho de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na seção abertura do Panorama, nesta semana todos sobre política. Edição de 17/06/2011.

TUDO BALELA
Outra polêmica fez ferver a política taquarense nesta semana. Durante a sessão da Câmara de Vereadores não foi apreciado novamente o projeto que autoriza a Prefeitura a propor a compra dos bens imóveis do hospital por R$ 4 milhões, valor avaliado pela Justiça do Trabalho. Vereadores alegaram que faltavam documentos para analisar o projeto. Questionado sobre o assunto durante entrevista à Rádio Taquara, o prefeito Délcio Hugentobler refutou o problema. E foi mais longe: pediu que vereadores parassem com o que chamou de balela, referindo a rotineira reclamação de falta de documentos. “Está cansando isso, não querem votar não votem, mas não fiquem achando desculpa esfarrapada. A comunidade está vendo esse jogo. Estão querendo antecipar a eleição do ano que vem para este ano, mas não penalizem a comunidade”, disse. “Vamos assumir e ter coragem de dizer eu não quero votar, não vou votar e acabou”, pediu.

A CAMPANHA DE 2012
Prosseguindo na sua análise de que a campanha de 2012 está sendo antecipada, Délcio disse que isso está sendo feito de parte dos vereadores Luis Felipe Luz Lehnen, Fabiano Matte e Carmem Kirsch. Mas o prefeito revelou pesquisas que, segundo ele, estão mostrando que a comunidade vê o que é política séria e o que é politicagem. Logo após o prefeito sair do ar, o vereador Luis Felipe Luz Lehnen deu entrevista à Rádio Taquara rebatendo as declarações de Délcio. Sobre a campanha de 2012, Lehnen foi enfático: “a única pessoa que tem trazido muitas questões da próxima eleição a público é o prefeito”, disse, relembrando episódio de uma entrevista de Délcio sobre apoio à vice-prefeita Michelle Sápiras. Lehnen disse que, dentro da Câmara, não viu nenhuma discussão política a respeito do próximo pleito quando estão em debate assuntos de interesse do município.

MAIOR SEGURANÇA
Ainda na repercussão da polêmica entrevista do prefeito Délcio, o vereador Luis Felipe invocou a atuação do vereador Cláudio Rocha, líder do governo, para justificar a não votação do projeto sobre o hospital. “Se esses vereadores (oposicionistas) estão com balela, não são apenas eles, a balela está sendo feita também por vereadores da situação, que fazem parte das comissões e estão apoiando muitas destas situações”, ponderou. Lehnen ainda relembrou casos como o distrito industrial, que teve votos contrários na Câmara e problemas posteriores para o Executivo. Também em entrevista à Rádio Taquara, o vereador Cláudio Rocha confirmou o problema da falta de documentos para analisar o projeto do hospital e defendeu que a análise da proposta precisa ser feita com a máxima segurança por parte dos vereadores.

OBRA POLÊMICA
Alvo de um protesto de moradores na semana passada, a reconstrução da escola Alípio Sperb, no bairro Santa Maria, em Taquara, segue gerando atritos no município. Durante uma reunião no final de semana, o prefeito Délcio Hugentobler teria dito a moradores que a intervenção de um vereador taquarense, o qual teria contatado o governo federal, provocou diminuição de recursos e atraso no projeto. Já na sua coletiva semanal de imprensa, Délcio confirmou esta afirmação, dando pistas de que se referia a Fabiano Matte. A intervenção deste, segundo o prefeito, teria ocasionado a perda de uma das dez pontes previstas no projeto que contempla ainda a reforma da escola, além de provocar atraso na liberação e diminuição dos recursos.

MATTE REBATE PREFEITO
Questionado por Panorama durante a sessão de segunda-feira da Câmara de Vereadores, Fabiano Matte negou que tenha feito qualquer ligação para o governo federal sobre o projeto de obras na escola. Reconheceu que fez sim um requerimento pedindo informações sobre o projeto, mas ponderou que o documento ainda nem deve ter chegado ao governo. Matte ainda contou que ligou, na segunda-feira, para um engenheiro do Ministério da Integração Nacional, que confirmou não ter recebido nenhum contato de vereador taquarense. No meio da polêmica, o presidente da Câmara, Paulo Mello, enviou requerimento à Prefeitura pedindo que o prefeito explique qual vereador teria atrapalhado o projeto.

NOMES DE RUAS
Uma série de nomes de ruas foi aprovada na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Taquara. De autoria do vereador Fabiano Matte, foi homenageado Jacob Altenhofen. Já o vereador Maurício Hugentobler prestou homenagem ao pastor Homero Severo Pinto. A Prefeitura de Taquara, por sua vez, conseguiu aprovar a criação de quatro nomes de ruas: Igrejinha, Parobé, Riozinho e Três Coroas. A sugestão destes nomes, porém, gerou uma série de críticas à administração municipal. Para o vereador Luis Felipe, ao propor nomes como estes, a Prefeitura tenta desviar o foco dos vereadores de outras discussões. O líder do governo, Cláudio Rocha, saiu em defesa da Prefeitura, ao dizer que cabe ao Executivo regular a questão sobre a denominação de ruas. “Se existem pessoas que não estão sendo homenageadas, cabe a nós vereadores propormos a lei”, ponderou Rocha.

TONICO NO PDT
O vereador de Riozinho, Vivaldino Pires da Silva, procurou Panorama nesta semana para divulgar evento do seu partido, o PDT. A atividade estava programada para ontem, na chácara do ex-vice-prefeito Marcos Pretto (PP). Na ocasião, seria realizada a filiação do ex-prefeito Antonio Carlos Colombo, que deixa o PSDB. A ficha de filiação seria abonada pelo deputado estadual Gerson Burmann e pelo presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior. Deveriam participar do churrasco de confraternização várias lideranças do PDT na região. A ideia, segundo Vivaldino, é que Colombo concorra novamente a prefeito, repetindo a dobradinha com Marcos Pretto, numa chapa PDT-PP.

Nenhum comentário: