domingo, 1 de maio de 2011

Uma reflexão política

Começo de maio e escrevo aqui neste blog uma análise política em Taquara, colocando um pouco do que imagino ser a atual situação. De um lado, o prefeito Délcio Hugentobler comemora a confirmação de novas obras e recursos obtidos junto ao governo federal. De outra parte, porém, a administração está cada vez mais convivendo com dificuldades políticas. Tudo isso tem um norte: eleições 2012.

Nesta semana, se confirmou, na minha opinião, mais um erro político da administração: o convite ao PSDB para integrar o governo. Por mais que tenha integrantes no Paço Municipal, o partido, pelos sinais que dá, não aceitaria compor o governo. Avalia que seria um erro, uma vez que se colocou, com o vereador Luis Felipe Lehnen, como oposição durante os dois anos e meio do atual governo.

No mesmo sentido, o governo enfrenta agora a possível saída do Partido dos Trabalhadores, já cogitada desde a semana passada e cujo desfecho deve ser tornado público nesta semana. O PT tenta se firmar como uma nova sigla em Taquara, buscando crescer e finalmente ter um candidato ao Executivo, deixando de lado a histórica parceria com o PDT. Mas, além disso, existem feridas abertas entre a atual administração e o PT, as quais são uma incógnita como serão “curadas”. O que se sabe, por enquanto, é que, assim como o PSDB, nomes petistas deverão continuar à frente dos seus cargos na administração. Na mesma linha dos tucanos, não poderão responder pelo partido e terão que dizer que ficaram no governo por uma posição pessoal.

Em meio a tudo isso, a administração tenta se firmar com um novo momento de conquistas, anunciando obras. Durante as festividades de aniversário de Taquara, o prefeito Délcio revelou uma série de “boas novas”, mas o interessante é que, como mostrou a edição desta semana do Panorama, algumas delas ainda dependem de trâmites burocráticos para saírem do papel, caso do chamado “canal da Pinheiro”. Grande parte das obras são muito importantes para o futuro de Taquara. Por isso, como a oposição a Délcio parece bastante enrolada também, se o Executivo conseguir fazer com que as obras virem realidade, é possível contornar as dificuldades políticas para o pleito do ano que vem. Desde que, é claro, não se cometam mais atropelos na condução desta área.

Nenhum comentário: