sexta-feira, 20 de maio de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos sobre política publicados na seção abertura do Panorama, edição desta sexta-feira.

QUESTIONOU, PAROU
Na semana passada, o prefeito Délcio Hugentobler informou a esta coluna que respondeu a todas as solicitações pendentes da Câmara de Vereadores. Pois na sessão desta semana do Legislativo, pelo menos uma destas respostas chamou a atenção. O vereador Luis Felipe Lehnen revelou ter solicitado esclarecimentos à Prefeitura acerca dos critérios para a distribuição de aterros. O prefeito respondeu, segundo Lehnen, que os critérios foram definidos em termo de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Público. A surpresa veio em seguida: na mesma resposta, o prefeito diz que, diante da solicitação de Lehnen, estaria cancelando a distribuição dos aterros. O vereador reagiu informando que não pediu para parar o serviço, mas apenas esclarecimentos quanto aos critérios adotados pela Prefeitura.

EXIGÊNCIAS DO IPHAE
Durante sua coletiva semanal de imprensa, nesta semana, o prefeito Délcio Hugentobler rebateu dúvida do vereador Fabiano Matte sobre os custos da obra da Praça Marechal Deodoro, conforme divulgado em tópico desta coluna na semana passada. Délcio reconheceu que o custo para a revitalização da praça foi maior do que o inicialmente previsto, mas isso ocorreu por conta das exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). O prefeito também salientou que o valor de R$ 382 mil foi obtido com a confecção de orçamentos, dentro do processo licitatório para a obra. “Estes processos são públicos e estão à disposição de toda a comunidade que tiver interesse em consultar”, finalizou Délcio.

GILDA É ABSOLVIDA
A prefeita de Parobé, Gilda Kirsch, foi absolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em julgamento no início desta semana. A mandatária respondia a termo circunstanciado em função de crime que teria sido cometido ainda nas eleições de 2008. Segundo a acusação, Gilda teria difamado o então candidato a vereador Deoclides Albino Silveira Filho, divulgando suposta cassação da candidatura. No TRE, os magistrados entenderam que o termo deveria ser arquivado. O motivo: não foram apresentadas provas de que Gilda realmente teria cometido a difamação, apenas o depoimento do então candidato. O arquivamento foi decidido de forma unânime.

MARCA REGISTRADA
A Câmara de Vereadores de Taquara voltou a contar nesta semana com uma de suas marcas registradas nesta legislatura: fortes altercações entre a vereadora Carmem Kirsch da Silva e o vereador Maurício Hugentobler. Primeiro a vereadora criticou que o pai de Maurício estaria fazendo trabalhos para a administração municipal, levantando suspeitas sobre o tema. Maurício rebateu fortemente a vereadora, dizendo que seu pai está atuando de forma voluntária para o Executivo em função dos últimos episódios climáticos. Também cobrou que Carmem Kirsch “lavasse a boca” para falar o nome de sua família e pediu esclarecimento sobre o táxi de Carmem ser emplacado em Parobé e ela atuar em Taquara.

PRESIDENTE PREPARADO
Após a confusão com Carmem Kirsch, Maurício Hugentobler voltou a ser criticado por um de seus colegas. Desta vez, foi o presidente Paulo Mello, que reclamou de um comentário que teria sido feito por Maurício, dando conta de que o “presidente seria despreparado”. Na tribuna, Mello pediu que os problemas internos da Câmara sejam resolvidos entre os colegas e disse que é preparado sim para a condução do Legislativo. Tanto que anunciou o cumprimento de duas de suas metas na condução da Câmara: a resolução do problema do elevador e a realização de concurso público para o Legislativo.

Nenhum comentário: