sexta-feira, 13 de maio de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos sobre política publicados na edição desta sexta-feira do Panorama.

CRUZADA NA DEFESA CIVIL
A Prefeitura de Taquara vem enfrentando uma verdadeira cruzada para ver aprovado projeto que cria o Fundo Municipal de Defesa Civil. Nesta semana, o prefeito Délcio Hugentobler convocou sessão extra do Legislativo para análise da proposta, anunciada no começo do ano. Desde então, vereadores fizeram vários questionamentos sobre o projeto, temendo diminuição de repasses ao Corpo de Bombeiros. O motivo: o fundo de Defesa Civil seria abastecido com a metade da arrecadação do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros (Funrebom). Délcio refutou a hipótese dos bombeiros perderem verbas, levando em conta a projeção de aumento da arrecadação no Funrebom. Sobre a Defesa Civil, argumentou da necessidade de estruturar o setor, que hoje trabalha com equipamentos do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

RESPOSTAS À CÂMARA
Durante sua coletiva semanal de imprensa, o prefeito Délcio Hugentobler comentou que utilizou a primeira semana deste mês para se dedicar as respostas à Câmara de Vereadores. Segundo Délcio, até a próxima sessão do Legislativo praticamente todos os requerimentos e indicações deverão estar respondidos, o que foi combinado em uma recente reunião sua e o presidente da Câmara, Paulo Mello. O chefe do Executivo cobrou, no entanto, coerência dos vereadores nos pedidos. Citou caso de uma indicação sobre trânsito na rua Tristão Monteiro, onde um vereador pedia redutores de velocidade e o outro reivindicava a não instalação dos equipamentos.

OBRA CARA
Com início previsto para a metade deste mês, a obra de revitalização da Praça Marechal Deodoro suscitou dúvidas na sessão do último dia 4 do Legislativo taquarense. O vereador Fabiano Matte solicitou à Prefeitura o envio de memorial descritivo e documentação pertinente ao orçamento da obra, bem como dados sobre a tramitação do processo licitatório. Matte ponderou que os valores divulgados pela Prefeitura, na ordem de R$ 382 mil, sugerem possível demasia, o que, na visão dele, justifica a prestação de informações ao Legislativo. A medida tem como objetivo averiguar o princípio da economia na realização da obra.

PRAÇAS COMUNITÁRIAS
Na esteira da discussão sobre a falta de praças em Taquara, o vereador Maurício Hugentobler lembrou, na sessão desta semana do Legislativo, de um projeto implantado ainda no primeiro mandato do prefeito Délcio Hugentobler. Por meio de indicação ao Executivo, Maurício pediu a retomada do programa de instalação de praças comunitárias, que, segundo o vereador, teve grande e positiva repercussão junto à comunidade entre 2001 e 2004. Maurício sugeriu ainda que, caso o programa seja efetivado, a Prefeitura proceda, além da instalação de brinquedos, a colocação de bancos e plantios de árvores, possibilitando que moradores próximos das praças tenham a oportunidade de usufruir momentos de lazer e diversão.

GIRARDI NEGA CANDIDATURA
Entrevistado no começo desta semana pelo programa Painel 1490, da Rádio Taquara, o ex-prefeito de Igrejinha, Elir Girardi (PTB), comentou o rompimento de seu partido com a administração igrejinhense, representada pelo PMDB. Girardi negou que seja candidato a prefeito, neste momento, mas não descartou a possibilidade de concorrer em 2012. “Nunca declarei para ninguém que seria candidato”, disse, lembrando que um mandato eletivo exige uma renúncia familiar muito grande, principalmente por conta de vários compromissos. Girardi considerou um erro do prefeito Jackson Schmidt o rompimento com o PTB e disse que, por enquanto, só representa o partido no governo estadual.

Nenhum comentário: