terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na edição de 9 de dezembro do Panorama, seção abertura.

PEDÁGIO PODE SUBIR
Tramita na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agergs) pedido da concessionária Brita Rodovias para reajuste nas tarifas de pedágio do Pólo de Gramado, que inclui a ERS-115 e sua praça de cobrança em Três Coroas. A ideia da concessionária é passar a cobrar R$ 7,50 a partir de 1º de janeiro de 2012. O pedido foi encaminhado também ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o qual informou que está estudando a solicitação da concessionária. Já a Agergs marcou para a próxima segunda-feira audiência pública, em Canela, a fim de discutir o reajuste. O parecer das comissões técnicas da agência reguladora é de que o valor de reajuste solicitado pela Brita Rodovias está correto.

POSIÇÃO DE DESTAQUE
Um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) recentemente colocou Três Coroas na primeira posição entre os municípios da região em índice de desenvolvimento. No Estado, o município ficou na 64ª posição. A pesquisa se baseia em dados relacionados a emprego, renda, educação e saúde. Para o prefeito Rogério Grade, o resultado reflete a união de esforços. “Se alcançamos este bom índice é porque a administração municipal tem trabalhado muito para estruturar a cidade e oferecer uma boa qualidade de vida à população. Além disso, o povo trabalhador e os investimentos empresariais também contribuíram para conquistarmos esta boa colocação”, disse o chefe do Executivo.

SEM INADIMPLÊNCIA (I)
Divulgada na semana passada pela vereadora Carmem Kirsch (PTB) durante a sessão do Legislativo, a inscrição de Taquara no Cadastro de Inadimplentes (Cadin) do governo do Estado foi criticada pelo prefeito Délcio Hugentobler, em sua coletiva de imprensa desta semana. Segundo o chefe do Executivo, a Prefeitura constou no Cadin em decorrência da dívida que possui com a Corsan, que inscreveu o Executivo automaticamente no cadastro, sem levar em conta que o débito está sendo negociado. O prefeito ressaltou que três parcelas de um acordo já foram pagas e acrescentou que aguarda posição da estatal sobre um encontro de contas em relação aos buracos abertos pela Corsan, para conserto das redes de água, mas fechados pelas equipes da Prefeitura.

SEM INADIMPLÊNCIA (II)
Aproveitando que comentou o assunto inadimplência, o prefeito Délcio Hugentobler apresentou à imprensa documento, cuja consulta foi realizada na segunda-feira, atestando que a Prefeitura de Taquara não consta mais no Cadin. Segundo o mandatário, o Executivo constou no cadastro apenas alguns dias da semana passada, também por conta de uma prestação de contas que havia sido feita à Secretaria Estadual de Agricultura. A pasta do governo do Estado, contudo, não encontrou a documentação e o prefeito Délcio teve que ir pessoalmente a Porto Alegre para manter audiência com o responsável, a fim de explicar que os dados foram devidamente prestados ao governo. “Já é ruim ser inscrito no Cadin quando se está em débito, pior ainda quando não se deve nada”, protestou o prefeito taquarense.

MAU EXEMPLO
Ao percorrer rios da região na última sexta-feira, reportagem do Panorama flagrou um daqueles exemplos mais condenáveis que se pode testemunhar. Um homem mais velho estava na beira do Rio Paranhana acompanhado de um garoto menor, incentivando o menino a atacar filhotes indefesos de quero-quero. Certamente um dos exemplos de quem não tem o mínimo de consideração com a natureza. Outro aspecto que evidencia o descaso com o tratamento com o rio foi a pouca – ou quase nada – solução que os órgãos públicos da região deram até agora ao problema de erosão na divisa entre Taquara e Parobé. É assustador o banco de areia formado no rio, que torna evidente a necessidade de intervenção urgente no curso d’água.

Nenhum comentário: