sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Começando a pagar

Reproduzo abaixo editorial do Panorama, publicado na edição de 30/09/2011.

Começando a pagar
O governo do Estado começa nesta sexta-feira a pagar uma dívida de muitos anos com o Vale do Paranhana, em que investimentos necessários para a região foram sendo negligenciados. Muito disso, talvez, tenha acontecido pela falta de representatividade política do Paranhana, mas isso já é outra história. O fato, agora, é que o Estado, ao menos por enquanto, abrirá um canal de diálogo com a região, por meio da interiorização do governo.
A notícia merece comemoração, uma vez que a região carece de uma série de medidas que dependem da força do governo gaúcho para serem concretizadas. Uma das temáticas que deve pautar o debate, por exemplo, é a infraestrutura regional. Neste sentido, é inconcebível que o Estado faça a duplicação da ERS-239 apenas entre o arroio Tucanos e a 474, deixando para trás os acessos à nova rodovia, que dependem de investimentos também na ERS-020, em Taquara.
Nesta área, ainda existem outros gargalos a serem resolvidos e que dependem quase que exclusivamente da força do Estado. Um deles é a duplicação da ERS-115 entre Taquara e Três Coroas, cuja importância da obra foi evidenciada no recente episódio do fechamento da rodovia, que colocou em manchetes estaduais o tamanho do fluxo que passa pela 115.
Mas nem tudo são problemas, pois ao menos numa área a interiorização traz uma boa notícia com a autorização para abertura da UTI, estrutura, aliás, que se não fosse o Estado assumir a responsabilidade dificilmente estaria sendo concretizada neste momento. O contraditório, no entanto, é que o governo gaúcho assume para si só agora uma responsabilidade que deveria ser sua há bastante tempo. As legislações dizem que cabe aos municípios, no tocante ao atendimento de saúde, arcar com a atenção básica. Já a média e alta complexidade, diz a regra, fica sob a batuta dos governos estadual e federal. Portanto, em que pese a UTI ter a sua abertura autorizada durante a interiorização, fica o lamento de que só agora o governo do Estado tenha acordado para a sua responsabilidade no projeto.
Portanto, levando em conta estas e outras demandas a serem enfrentadas, fica evidenciada a importância de a região receber o governo gaúcho nesta sexta-feira. Mais importante ainda é que as entidades e organismos do Paranhana estejam devidamente organizados, apresentem sua lista de prioridades e que se obtenha êxito em conquistar melhorias por parte do Palácio Piratini. Melhorias, aliás, que o Estado deve há muito tempo para a região.

Nenhum comentário: