sexta-feira, 24 de junho de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na edição desta sexta-feira do Panorama, na seção abertura.

ELEVADOR DA DISCÓRDIA (I)
O elevador da Câmara de Vereadores de Taquara segue sendo motivo de discórdia. Nesta semana, novo embate foi provocado por ele. Ao fiscalizar as obras para a instalação do novo equipamento, o vereador Maurício Hugentobler achou dentro um banco de madeira. Ele tratou de levar o dispositivo para a Tribuna, fazendo questão de mostrar durante o seu discurso. Na sua fala, aproveitou para condenar a vereadora Carmem Kirsch, presidente na época em que o elevador foi instalado. Para Maurício, aquele era um claro exemplo de improbidade no uso do dinheiro público. “Esse banco e uma gaiola de metal custaram mais de R$ 80 mil aos cofres públicos”, propugnou, defendendo que Carmem devolva o recurso.

ELEVADOR DA DISCÓRDIA (II)
Carmem Kirsch aproveitou seu discurso na tribuna para rebater as declarações de Maurício Hugentobler. Disse que vários de seus opositores já tentaram levar o caso até o Ministério Público, que não encontrou provas para incriminá-la pelos problemas do elevador. Carmem invocou o parecer de seu assessor jurídico na época, que segundo ela é filiado ao PDT. E a vereadora petebista partiu para o ataque: voltou a lembrar de trabalhos do pai de Maurício para a administração municipal. Maurício, por sua vez, fez requerimento à Prefeitura para comprovar que os trabalhos efetuados por seu pai não foram cobrados.

VALDECIR NA SAÚDE
Integrante de um partido de oposição, o vereador Valdecir Almeida (PTB) pode assumir nos próximos dias uma cadeira na administração de Taquara. O vereador confirmou que foi convidado pelo prefeito Délcio Hugentobler para comandar a Secretaria de Saúde. Ele disse ao Panorama, na sessão de segunda-feira da Câmara, que está analisando o convite. Almeida falou que pediu à Prefeitura para executar um projeto específico na saúde e que sua entrada no governo dependerá da autorização para que a ideia seja levada adiante. “Isso, é claro, precisa ter uma análise de custos”, ponderou. Mesmo assim, Almeida delimitou o começo de julho como prazo para uma definição. O vereador ainda terá que enfrentar uma possível resistência interna no PTB, que já disse a ele que não aceitará um pedido de licença. Caso Valdecir assuma como secretário, Eduardo Kohlrausch é o suplente do PTB.

NOVELA DA ESCOLA
A novela para que se defina a reconstrução da escola Alípio Sperb, em Taquara, teve novo capítulo. No último sábado, vereadores teriam um encontro com o prefeito Délcio Hugentobler, na Prefeitura, onde levariam moradores para expor a situação ao Executivo. Contudo, segundo o vereador Fabiano Matte revelou na tribuna da Câmara, o prefeito saiu pela porta lateral da Prefeitura, antes da reunião, alegando que não teria como atender os moradores naquele momento. Matte avaliou a situação como um desrespeito para com os moradores do bairro Santa Maria. Além de Matte, o presidente da Câmara, Paulo Mello, também fez críticas à posição da Prefeitura na questão. Nesta semana, Délcio voltaria a verificar recursos para a escola no governo federal.

Nenhum comentário: