sábado, 14 de maio de 2011

A UTI é regional

Ao completar um ano e meio de funcionamento, o Hospital Bom Jesus comemora avanços significativo. A casa de saúde, que ainda convive com uma imagem negativa do antigo Caridade, vem aumentando o número de leitos e prestando um número expressivo de atendimentos, mas ainda tem como seu maior desafio a abertura da tão aguardada Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Dentro deste anseio, Taquara recebeu, recentemente, a visita do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, que discursou sobre a UTI na inauguração de uma nova ala do hospital, prometendo esforço para a abertura da unidade. No seu discurso, o secretário lembrou um aspecto importante da UTI que, às vezes, parece ficar esquecido: o caráter regional.

A abertura da estrutura no hospital taquarense não será um benefício apenas para o seu município sede, mas para todo o Vale do Paranhana. Um dos exemplos mais claros é a amenização da chamada “ambulancioterapia”, em que todos os dias centenas de pacientes deixam a região em direção a hospitais da Capital ou outras regiões do Estado, buscando um atendimento digno que poderia ser prestado aqui mesmo. Sem falar no grande salto que representaria para o hospital taquarense em termos de especialização e qualidade de atendimento, como ressaltam os próprios médicos quando entrevistados sobre a UTI.

Contudo, essa não é uma luta que deve ficar restrita as lideranças de Taquara. É preciso que todos os demais líderes, tanto políticos, como empresariais e sociais do Vale do Paranhana abracem a iniciativa e participem do processo de credenciamento, exercendo pressão sobre os seus representantes nos governos estadual e federal. Existem critérios que ainda precisam ser cumpridos para que a UTI saía do papel, como o número de leitos no hospital, mas obras estão sendo realizadas e em breve estarão prontas. Por este motivo, quanto maior a participação de todos os seis municípios no projeto, certamente mais agilidade terá o credenciamento. A abertura da UTI será, sem dúvida, uma das maiores contribuições a melhoria da qualidade do setor de saúde na região. Um projeto de futuro, que depende de todos nós.

Nenhum comentário: