sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A mania do crédito

Editorial publicado no Panorama, edição de 28/10/2011.

A mania do crédito
A aprovação de projetos nesta semana por parte da Câmara de Vereadores deu o pontapé que faltava para obras mais que necessárias a serem realizadas em Taquara. Trata-se dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro Empresa, além da solução para a problemática das enchentes no Centro e a retificação do Arroio Sonda, que tanto incomoda moradores do bairro mais populoso de Taquara. O que se espera agora é que novos entraves não voltem a atrapalhar estas obras e que “a mania do crédito” seja colocada de lado.
Com inúmeras demandas a serem enfrentadas, o bairro Empresa receberá, talvez, aquele que será o maior investimento habitacional já feito em Taquara, com a construção de 170 casas populares. O projeto, todavia, também irá corrigir erros do poder público, ao remover famílias que ocupam áreas verdes no bairro Eldorado e espaços alagadiços no Empresa. Se os agentes estatais não tivessem permitido a ocupação destes locais anteriormente, não seria necessário ter que corrigir os erros agora.

Outro investimento, não menos importante, é a construção de um novo canal na rua Pinheiro Machado, o qual pretende solucionar a situação das enchentes no Centro de Taquara. A obra promete mudar a rotina da cidade durante sua execução, tanto que exigiu um trabalho social a ser elaborado pela Prefeitura, com vistas a conscientizar a população do quanto é necessário enfrentar as dificuldades pela necessidade do investimento.

Em que pese a queda de braço vista entre oposição e o atual governo na análise do projeto de financiamento para as contrapartidas das obras, toda a situação ainda possui uma conotação política importante. Instada a revelar a origem do projeto, a administração municipal não titubeou em dizer que as propostas iniciaram ainda no governo passado, esclarecendo apenas que anteriormente não houve o tempo necessário para aprovação junto à administração federal, o que aconteceu no atual governo. O que se revela é a importância da continuidade. Assim como o governo passado deixou projetos que agora se transformam em obras, a atual gestão também deixará iniciativas que mais tarde poderão virar investimentos.

Administrar um município não é uma coisa isolada. Ações de hoje, podem refletir futuramente. Querer ficar na briga pelo crédito sobre de quem é a autoria de determinado projeto é diminuir a importância das obras, esquecendo que o principal beneficiado por elas deve ser sempre a sociedade e não os políticos de plantão.

Abertura do Panorama

Tópicos da seção abertura do Panorama, edição de 28/10/2011.

PMDB QUER CASSAR FABIANO
O PMDB de Taquara ingressou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Porto Alegre com ação tentando cassar o mandato do vereador Fabiano Matte, que deixou a sigla e se filiou no Partido Progressista. A ação foi distribuída ao desembargador Hamilton Langaro Dipp, que determinou a notificação de Fabiano e do PP para que respondam as alegações do PMDB. Depois disso, o Ministério Público Eleitoral também vai emitir sua posição, para então o processo ser levado a julgamento, o que ainda não tem prazo definido. De sua parte, Fabiano Matte encarou com tranquilidade o processo do PMDB, uma vez que já esperava que isso aconteceria. O vereador entende possuir provas suficientes que configuram a justa causa para sua saída do partido, uma vez que não tinha espaço para defender suas ideias no PMDB. Alegou ainda que não renuncia ao mandato, como chegou a ser sugerido nos meios políticos, em respeito aos mais de 1,7 mil votos que obteve na última eleição.

AUMENTO GERAL
A Câmara de Vereadores de Taquara aprovou, no meio desta semana, uma série de reajustes em salários. Foi autorizado reajuste proposto pela Prefeitura nos salários do funcionalismo municipal, que receberá 7,46% de aumento. Também foram aprovadas propostas da Mesa Diretora da Câmara, que reajustou no mesmo percentual os salários dos funcionários do Legislativo, do prefeito, da vice, dos secretários municipais e dos próprios vereadores. Com o novo aumento, o salário dos legisladores municipais de Taquara passará dos R$ 5,6 mil. Todos os projetos tiveram aprovação unânime. Fato curioso: quando o assunto foi discutido em fevereiro deste ano, Fabiano Matte votou contra aumento no salário dos vereadores. Desta vez, porém, voltou atrás.

ECONOMIA DE ALUGUÉIS
Por meio de duas indicações enviadas à Prefeitura de Taquara nesta semana, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Mello, cobrou menos gasto com aluguéis. Num dos documentos, sugere o remanejamento da Secretaria de Obras do local atual para o bairro Empresa, indicando que lá existe uma área de terra que pertence à Prefeitura. Noutra indicação, pediu a transferência do depósito de merenda escolar que ainda se encontra na antiga sede da Secretaria Municipal de Educação, na avenida Sebastião Amoretti, para o prédio da Pasta no antigo CNEC. Em seu pronunciamento, Mello também disse que parte da antiga biblioteca também foi abrigada na antiga sede da Educação, cobrando porque não foi transferida para a nova biblioteca da rua Tristão Monteiro.

CÓDIGO DE ÉTICA
Município da região que possui, certamente, um dos quadros políticos mais conturbados, Parobé poderá ganhar um código de ética e disciplina para os seus vereadores. A proposta foi apresentada no Legislativo nesta semana pelo presidente da Câmara, Altair Machado (PTB). Ele diz que a formalização de um código neste sentido era uma necessidade que ainda não havia sido criada para ajudar na fiscalização e regulamentação dos trabalhos dos vereadores. Segundo Machado, o código dispõe de procedimentos que não serão mais aceitos, bem como atitudes indevidas de qualquer pessoa que estiver exercendo o mandato de vereador. O projeto foi enviado às comissões da Câmara para análise.

Abertura do Panorama

Tópicos da seção abertura do Panorama, edição de 21/10/2011.

MAIS UM SUPLENTE
Por pelo menos uma sessão, a Câmara de Taquara terá mais um suplente em sua composição. Nesta semana, o vereador Luis Felipe Luz Lehnen pediu liberação do Plenário desde quarta-feira até 31 de outubro. Solicitou ainda ao presidente da Câmara, Paulo Mello, que convoque seu suplente para assumir o cargo. Na sequência os detalhes: o primeiro suplente da coligação em que Lehnen se elegeu seria Eduardo Kohlrausch, que já está atuando como vereador substituindo Valdecir Almeida. Depois, a segunda suplente seria Marlene Haag, que, segundo Lehnen, declinou da possibilidade. A terceira suplente seria a atual diretora de Esportes, Lisiane Campana, que deixou o PTB e foi para o PDT e também acabou desistindo da hipótese de assumir. Com isso, cumprirá a função no período o quarto suplente do PTB, Luis Carlos Balbino de Oliveira.

DENTRO DO PRAZO
Mesmo que aparentemente estejam paradas, as obras de revitalização da Praça da Bandeira, em Taquara, estão dentro do cronograma. A garantia foi dada pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá Lorenzão, durante a coletiva de imprensa do prefeito Délcio Hugentobler, na segunda-feira. Segundo ele, o primeiro passo dos trabalhos foi o corte de todas as árvores que atrapalhavam as obras, cujo mapeamento foi realizado antes mesmo da demolição do camelódromo. Em seguida a empresa responsável providenciou a demarcação dos banheiros e a construção da caixa de luz, a qual já será a definitiva da praça. Nesta semana, era aguardada a ligação da energia elétrica por parte da concessionária responsável, para então as obras tomarem todo o vapor. Mesmo assim, Corá garantiu que estes passos iniciais constavam do cronograma da Prefeitura, não havendo qualquer atraso nos trabalhos. A previsão é de contar com a praça pronta até o final do ano.

TEM NOVA PROPOSTA
A Prefeitura de Taquara vai fazer uma nova proposta de compra dos bens imóveis da Sociedade Hospitalar de Caridade. A decisão do Executivo foi anunciada pelo prefeito Délcio Hugentobler em sua coletiva de imprensa desta semana. O mandatário afirmou que aguarda uma reunião a ser agendada pelo juiz Eduardo de Camargo com os advogados dos reclamantes para revelar os detalhes da proposta, que é diferente da anunciada anteriormente, a qual previa o pagamento em 64 vezes. Délcio teve reunião com o magistrado recentemente, onde Camargo previu que o encontro deverá ser marcado para a semana de 11 a 17 de novembro. O prefeito manifestou confiança na possibilidade de que os advogados aceitem a nova ideia da administração municipal, a terceira desde quando o laudo de avaliação dos bens veio a público.

FABIANO NO ATAQUE
Por meio de nota divulgada no dia 11, o vereador Fabiano Matte partiu para o ataque contra a Prefeitura de Taquara. Diz ele que, desde a reunião realizada em 31 de agosto do ano passado, quando o Daer apresentou projeto de revitalização do trecho urbano da avenida Sebastião Amoretti (ERS-020), o órgão aguarda manifestação da administração municipal sobre a questão dos acessos viários e do fluxo de trânsito à zona central. Fabiano, que pediu informações à Prefeitura sobre a tramitação do projeto, diz que a ausência deste inviabiliza ações para melhoria no trânsito das rodovias de Taquara. Entre os pleitos, afirma o vereador, está a instalação de equipamentos de segurança no ingresso aos bairros Ronda e Cruzeiro do Sul, bem como a transferência de retorno da ERS-115 na entrada da cidade, desafogando a Tristão Monteiro.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Abertura do Panorama

Reproduzo abaixo tópicos publicados na seção abertura do Panorama, edição de 14/10/2011.

TUTY DEIXA PSDB
Ex-candidato a deputado estadual, Luiz Augusto Müller (Tuty) confirmou nesta semana que deixou o PSDB de Taquara. Ele ingressa no PMDB. Falando ao Panorama, Tuty explicou que abandonou o barco tucano deixando muitos amigos. Acrescentou que saiu do PSDB por conta de problemas internos, principalmente a falta de regras claras do partido no tocante as negociações para o próximo pleito. “Não tinha programa que levasse a nada”, afirmou. Sobre o PMDB, Tuty disse que ingressou no partido sem nenhum compromisso de concorrer em 2012, mas não descartou esta possibilidade. “Entrei na sigla para construirmos uma proposta tendo como objetivo melhorar Taquara”, finalizou.

PMDB PERDE NOMES
O PMDB perdeu uma série de nomes na região, nas últimas trocas partidárias. Em Parobé, a vereadora Marizete Pinheiro, que foi a mais votada no último pleito, abandonou o partido e embarcou no barco do Partido Progressista. Ela segue o exemplo do colega mais votado de Taquara, Fabiano Matte. Já outra mudança foi em Três Coroas, onde o presidente da Câmara, Rodrigo Wazlawig, deixou o PMDB para ingressar nas hostes do PSB, se lançando, inclusive, como pré-candidato a prefeito. Em Igrejinha, o presidente do Legislativo, Dalciso Oliveira, saiu do PMDB para ingressar no PSB. Outra mudança igrejinhense foi no PTB, que perdeu o vereador Vilmar Pereira, o qual ingressou no recém lançado PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Como mudou para uma sigla nova, Pereira inclusive não corre o risco de perder o mandato.

PTB QUER MANDATO DE VALDECIR
O presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Taquara, João Luiz Ferreira, confirmou nesta semana ao Panorama que a sigla ingressará na Justiça Eleitoral buscando o mandato do vereador licenciado Valdecir Almeida, atualmente no PDT. Almeida ocupa hoje o cargo de secretário municipal de Saúde. Segundo Ferreira, o PTB entende que não houve justa causa para desfiliação. Ele explicou que conversou com Valdecir, o qual afirmou que não abrirá mão do mandato. Por isso, os petebistas estão aguardando o encerramento do prazo para o cadastro das filiações, para ingressar com a ação em Porto Alegre. A ideia, segundo Ferreira, é garantir a efetividade do trabalho de Eduardo Kohlrausch na Câmara, uma vez que ele entrou no lugar de Valdecir Almeida.

DÉLCIO X ZANANDRO (I)
Teve novo capítulo nesta semana o embate entre o prefeito Délcio Hugentobler e o ex-presidente do Conselho de Saúde, Zanandro Jung. Nesta semana, Délcio atribuiu a Zanandro a agitação que levou moradores do bairro Cruzeiro do Sul a realizarem protesto defronte a Prefeitura. Na ótica do prefeito, o ex-titular do Conselho de Saúde estaria descontente com o fato de ter perdido a eleição para o comando do órgão por 16 votos a quatro. Mesmo admitindo que o cargo não é remunerado, Délcio ponderou que Zanandro teria interesse na função para buscar promoção com vistas a sua candidatura eleitoral em 2012. Por isso, estaria insuflando os moradores a protestarem contra os problemas de enchentes, tendo em vista que Zanandro também preside a associação do bairro. Délcio reclamou ainda que a associação não marcou reunião com ele para tratar do assunto, partindo direto para um protesto.

DÉLCIO X ZANANDRO (II)
Em contraponto, Zanandro Jung voltou a contestar o prefeito Délcio Hugentobler. Disse que está fazendo a sua parte como presidente da Associação de Moradores do bairro, cobrando soluções para problemas da comunidade que causam transtornos. “Caso não fizesse isso, estaria sendo omisso na minha função de presidente”, ponderou. Disse ainda que sua atuação nos protestos de segunda-feira nada teve a ver com a eleição do Conselho Municipal de Saúde, órgão para o qual ainda continua como vice-presidente, apesar de ter perdido a eleição para presidência. Reiterou que o cargo de presidente do conselho não possui remuneração e somente vem executando o seu trabalho nos órgãos comunitários em que atua. Sobre reunião com o prefeito, Zanandro disse que tenta desde 2009 um encontro, mas a data não é agendada pelo Executivo.

RECONHECIMENTO PÚBLICO
A diretora de Saúde de Taquara, Simone do Amaral , esteve à frente do processo de reabertura do hospital desde o seu fechamento. E este trabalho teve reconhecimento público nesta semana, na solenidade de inauguração da UTI do hospital. Simone foi agraciada com elogios de várias autoridades, em especial da promotora de Justiça, Ximena Cardozo Ferreira. Para quem acompanhou de perto a questão, sabe o quanto foi dura a luta não só de Simone, mas de várias outras pessoas, para enfrentar o período em que Taquara ficou sem hospital. Mas sabe também o quanto a atual diretora batalhou para que a casa de saúde efetivamente voltasse a funcionar.

HORÁRIO DE VERÃO
Amado e odiado por muitos, terá início oficialmente neste final de semana o Horário de Verão. Por isso, à zero hora do domingo todos devem adiantar em uma hora os seus relógios. Neste ano, o horário de verão terá duração de 126 dias, estendendo-se até 20 de fevereiro de 2012. Segundo informe divulgado pela concessionária Rio Grande Energia (RGE), a previsão é de que com a economia de energia propiciada pelo horário de verão, seria possível abastecer o Vale do Paranhana por 77 dias. Em Taquara, o abastecimento será possível por 27 dias, enquanto em Riozinho a economia poderia garantir energia por 290 dias, segundo a RGE. A empresa ressalta que, com os dias mais longos, é possível economizar energia e diminuir a demanda no horário de pico.

Construção coletiva

Reproduzo abaixo editorial do Jornal Panorama, publicado na edição de 14/10/2011.

Construção coletiva
Dando fim a uma espera que demorou 13 anos, o Vale do Paranhana pode finalmente dizer, desde segunda-feira, que conta com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Inaugurada no hospital Bom Jesus, de Taquara, a estrutura trás consigo o significado de que a união de uma comunidade pode, sim, fazer a diferença.
Taquara teve em 2008 o caos instalado com a falta de atendimento hospitalar. Naquela ocasião, o Conselho Regional de Medicina (Cremers), que levou a efeito a interdição do então Hospital de Caridade, ponderou que talvez a medida fosse necessária para a construção de uma casa de saúde digna do atendimento à comunidade. Em que pese o duro período de um ano e quatro meses sem ter hospital, os taquarenses vivem hoje a confirmação de que, às vezes, é preciso se chegar ao fundo do poço para a conquista de mudanças significativas.
A interdição provocou reviravoltas enormes em como o setor de saúde é tratado em Taquara. Primeiro, a administração pública, e aqui não se fala de governos em específicos, chamou para si a responsabilidade de manter em funcionamento o único hospital da cidade, requisitando os bens e serviços do então Caridade. Entendendo que não é sua especialidade administrar hospitais, o Executivo buscou a parceria do Sistema de Saúde Mãe de Deus. No período de reformas, os que estavam à frente delas souberam chamar a comunidade a fazer a sua parte e contribuir. E não foram poucos os gestos de que os taquarenses sabem se unir quando o bem maior, no caso o hospital, estava em jogo.
Os reflexos de toda esta “construção coletiva” foram demonstrados nesta semana. Afinal, a inauguração de 18 leitos novos no hospital, que conquistou os esperados 100 quartos, é resultado de uma parceria comunitária com a principal cooperativa médica da região. E a abertura da UTI é reflexo de um processo de pressão política junto ao governo do Estado, exercida pela Associação de Municípios do Paranhana (Ampara). Para tanto, foi essencial a união dos seis prefeitos da região em torno do tema. União esta que ficou explícita na segunda-feira, quando todos eles fizeram questão de presenciar a inauguração da UTI, congratulando-se com a alegria de Taquara que abriu a tão esperada unidade.
Mas a “construção coletiva” não pode parar por aqui. É preciso que continue nos avanços ainda necessários à própria UTI, como o credenciamento de novos serviços. Imperativo também que a união e diálogo sejam marcas das negociações que envolvem a dívida trabalhista do antigo Caridade, pendenga que ainda ameaça o funcionamento do hospital taquarense. Advogados, reclamantes e Prefeitura precisam chegar a um consenso que garanta o direito dos ex-funcionários, mas que também não represente prejuízo à comunidade taquarense. E que não interrompa a série de boas novas do agora Hospital Bom Jesus.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Vinda de Tarso de helicóptero custou R$ 3,6 mil

Contrato publicado no Diário Oficial do Estado. Que fique claro: não acho errado e nem caro, é só transparência.