sexta-feira, 24 de junho de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na edição desta sexta-feira do Panorama, na seção abertura.

ELEVADOR DA DISCÓRDIA (I)
O elevador da Câmara de Vereadores de Taquara segue sendo motivo de discórdia. Nesta semana, novo embate foi provocado por ele. Ao fiscalizar as obras para a instalação do novo equipamento, o vereador Maurício Hugentobler achou dentro um banco de madeira. Ele tratou de levar o dispositivo para a Tribuna, fazendo questão de mostrar durante o seu discurso. Na sua fala, aproveitou para condenar a vereadora Carmem Kirsch, presidente na época em que o elevador foi instalado. Para Maurício, aquele era um claro exemplo de improbidade no uso do dinheiro público. “Esse banco e uma gaiola de metal custaram mais de R$ 80 mil aos cofres públicos”, propugnou, defendendo que Carmem devolva o recurso.

ELEVADOR DA DISCÓRDIA (II)
Carmem Kirsch aproveitou seu discurso na tribuna para rebater as declarações de Maurício Hugentobler. Disse que vários de seus opositores já tentaram levar o caso até o Ministério Público, que não encontrou provas para incriminá-la pelos problemas do elevador. Carmem invocou o parecer de seu assessor jurídico na época, que segundo ela é filiado ao PDT. E a vereadora petebista partiu para o ataque: voltou a lembrar de trabalhos do pai de Maurício para a administração municipal. Maurício, por sua vez, fez requerimento à Prefeitura para comprovar que os trabalhos efetuados por seu pai não foram cobrados.

VALDECIR NA SAÚDE
Integrante de um partido de oposição, o vereador Valdecir Almeida (PTB) pode assumir nos próximos dias uma cadeira na administração de Taquara. O vereador confirmou que foi convidado pelo prefeito Délcio Hugentobler para comandar a Secretaria de Saúde. Ele disse ao Panorama, na sessão de segunda-feira da Câmara, que está analisando o convite. Almeida falou que pediu à Prefeitura para executar um projeto específico na saúde e que sua entrada no governo dependerá da autorização para que a ideia seja levada adiante. “Isso, é claro, precisa ter uma análise de custos”, ponderou. Mesmo assim, Almeida delimitou o começo de julho como prazo para uma definição. O vereador ainda terá que enfrentar uma possível resistência interna no PTB, que já disse a ele que não aceitará um pedido de licença. Caso Valdecir assuma como secretário, Eduardo Kohlrausch é o suplente do PTB.

NOVELA DA ESCOLA
A novela para que se defina a reconstrução da escola Alípio Sperb, em Taquara, teve novo capítulo. No último sábado, vereadores teriam um encontro com o prefeito Délcio Hugentobler, na Prefeitura, onde levariam moradores para expor a situação ao Executivo. Contudo, segundo o vereador Fabiano Matte revelou na tribuna da Câmara, o prefeito saiu pela porta lateral da Prefeitura, antes da reunião, alegando que não teria como atender os moradores naquele momento. Matte avaliou a situação como um desrespeito para com os moradores do bairro Santa Maria. Além de Matte, o presidente da Câmara, Paulo Mello, também fez críticas à posição da Prefeitura na questão. Nesta semana, Délcio voltaria a verificar recursos para a escola no governo federal.

Daer tira lista de obras de site

O governo Tarso Genro vem dando alguns exemplos de como não ter muita transparência. Lá por abril, critiquei aqui neste blog um exemplo da Secretaria de Segurança Pública, que mantinha em seu site indicadores de criminalidade por município, números que tinham sua atualização suspensa na época. Agora, os dados vêm sendo publicados num ritmo "devagar, quase parando". No site do Daer, desde o governo Germano Rigotto, existia um espaço onde constavam as obras em andamento do órgão no Estado. Pois não é que fui consultar este serviço, nesta quinta-feira, e não mais encontrei. Um belo exemplo do governo gaúcho de esconder o pouco que vem sendo feito neste setor até agora.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na seção abertura do Panorama, nesta semana todos sobre política. Edição de 17/06/2011.

TUDO BALELA
Outra polêmica fez ferver a política taquarense nesta semana. Durante a sessão da Câmara de Vereadores não foi apreciado novamente o projeto que autoriza a Prefeitura a propor a compra dos bens imóveis do hospital por R$ 4 milhões, valor avaliado pela Justiça do Trabalho. Vereadores alegaram que faltavam documentos para analisar o projeto. Questionado sobre o assunto durante entrevista à Rádio Taquara, o prefeito Délcio Hugentobler refutou o problema. E foi mais longe: pediu que vereadores parassem com o que chamou de balela, referindo a rotineira reclamação de falta de documentos. “Está cansando isso, não querem votar não votem, mas não fiquem achando desculpa esfarrapada. A comunidade está vendo esse jogo. Estão querendo antecipar a eleição do ano que vem para este ano, mas não penalizem a comunidade”, disse. “Vamos assumir e ter coragem de dizer eu não quero votar, não vou votar e acabou”, pediu.

A CAMPANHA DE 2012
Prosseguindo na sua análise de que a campanha de 2012 está sendo antecipada, Délcio disse que isso está sendo feito de parte dos vereadores Luis Felipe Luz Lehnen, Fabiano Matte e Carmem Kirsch. Mas o prefeito revelou pesquisas que, segundo ele, estão mostrando que a comunidade vê o que é política séria e o que é politicagem. Logo após o prefeito sair do ar, o vereador Luis Felipe Luz Lehnen deu entrevista à Rádio Taquara rebatendo as declarações de Délcio. Sobre a campanha de 2012, Lehnen foi enfático: “a única pessoa que tem trazido muitas questões da próxima eleição a público é o prefeito”, disse, relembrando episódio de uma entrevista de Délcio sobre apoio à vice-prefeita Michelle Sápiras. Lehnen disse que, dentro da Câmara, não viu nenhuma discussão política a respeito do próximo pleito quando estão em debate assuntos de interesse do município.

MAIOR SEGURANÇA
Ainda na repercussão da polêmica entrevista do prefeito Délcio, o vereador Luis Felipe invocou a atuação do vereador Cláudio Rocha, líder do governo, para justificar a não votação do projeto sobre o hospital. “Se esses vereadores (oposicionistas) estão com balela, não são apenas eles, a balela está sendo feita também por vereadores da situação, que fazem parte das comissões e estão apoiando muitas destas situações”, ponderou. Lehnen ainda relembrou casos como o distrito industrial, que teve votos contrários na Câmara e problemas posteriores para o Executivo. Também em entrevista à Rádio Taquara, o vereador Cláudio Rocha confirmou o problema da falta de documentos para analisar o projeto do hospital e defendeu que a análise da proposta precisa ser feita com a máxima segurança por parte dos vereadores.

OBRA POLÊMICA
Alvo de um protesto de moradores na semana passada, a reconstrução da escola Alípio Sperb, no bairro Santa Maria, em Taquara, segue gerando atritos no município. Durante uma reunião no final de semana, o prefeito Délcio Hugentobler teria dito a moradores que a intervenção de um vereador taquarense, o qual teria contatado o governo federal, provocou diminuição de recursos e atraso no projeto. Já na sua coletiva semanal de imprensa, Délcio confirmou esta afirmação, dando pistas de que se referia a Fabiano Matte. A intervenção deste, segundo o prefeito, teria ocasionado a perda de uma das dez pontes previstas no projeto que contempla ainda a reforma da escola, além de provocar atraso na liberação e diminuição dos recursos.

MATTE REBATE PREFEITO
Questionado por Panorama durante a sessão de segunda-feira da Câmara de Vereadores, Fabiano Matte negou que tenha feito qualquer ligação para o governo federal sobre o projeto de obras na escola. Reconheceu que fez sim um requerimento pedindo informações sobre o projeto, mas ponderou que o documento ainda nem deve ter chegado ao governo. Matte ainda contou que ligou, na segunda-feira, para um engenheiro do Ministério da Integração Nacional, que confirmou não ter recebido nenhum contato de vereador taquarense. No meio da polêmica, o presidente da Câmara, Paulo Mello, enviou requerimento à Prefeitura pedindo que o prefeito explique qual vereador teria atrapalhado o projeto.

NOMES DE RUAS
Uma série de nomes de ruas foi aprovada na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Taquara. De autoria do vereador Fabiano Matte, foi homenageado Jacob Altenhofen. Já o vereador Maurício Hugentobler prestou homenagem ao pastor Homero Severo Pinto. A Prefeitura de Taquara, por sua vez, conseguiu aprovar a criação de quatro nomes de ruas: Igrejinha, Parobé, Riozinho e Três Coroas. A sugestão destes nomes, porém, gerou uma série de críticas à administração municipal. Para o vereador Luis Felipe, ao propor nomes como estes, a Prefeitura tenta desviar o foco dos vereadores de outras discussões. O líder do governo, Cláudio Rocha, saiu em defesa da Prefeitura, ao dizer que cabe ao Executivo regular a questão sobre a denominação de ruas. “Se existem pessoas que não estão sendo homenageadas, cabe a nós vereadores propormos a lei”, ponderou Rocha.

TONICO NO PDT
O vereador de Riozinho, Vivaldino Pires da Silva, procurou Panorama nesta semana para divulgar evento do seu partido, o PDT. A atividade estava programada para ontem, na chácara do ex-vice-prefeito Marcos Pretto (PP). Na ocasião, seria realizada a filiação do ex-prefeito Antonio Carlos Colombo, que deixa o PSDB. A ficha de filiação seria abonada pelo deputado estadual Gerson Burmann e pelo presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior. Deveriam participar do churrasco de confraternização várias lideranças do PDT na região. A ideia, segundo Vivaldino, é que Colombo concorra novamente a prefeito, repetindo a dobradinha com Marcos Pretto, numa chapa PDT-PP.

sábado, 11 de junho de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos publicados na abertura do Panorama, edição de 10/06/2011.

ACORDO PASSOU
Demorou quase dois meses, mas a Justiça homologou o acordo feito entre a Prefeitura e a Associação dos Camelôs para a desocupação da Praça da Bandeira. A decisão foi tomada no último dia 3 pelo titular da 1ª Vara Judicial, Juliano Fonseca. Segundo ele, foram cumpridos os requisitos legais para o acerto. Por este motivo, declarou extinto o processo no qual a associação pretendia a manutenção da posse do camelódromo. Ainda na sentença, o juiz informou que o Ministério Público não se opôs ao acerto feito entre Prefeitura e camelôs. As obras da antiga rodoviária, que vão abrigar o camelódromo, já estão em andamento e, após o seu término, deve começar a revitalização da Praça da Bandeira.

AUDIÊNCIA ELETRÔNICA
Recentes audiências de uma quadrilha sobre explosivos em Taquara levantam o questionamento de quanto o Judiciário gasta para tomar este tipo de depoimento. Será que não está na hora da Justiça tomar como regra a audiência eletrônica, por meio de vídeo-conferência? Por questões de segurança, as audiências não têm datas divulgadas previamente. Em geral, causam transtornos no trânsito e preocupações de toda a ordem sobre o que está acontecendo no Fórum do município, em função do grande aparato de segurança mobilizado. Sem falar que toda esta mobilização de policiais para garantir que nada aconteça no transporte dos suspeitos poderia estar na rua combatendo a criminalidade.

NOVO VICE
Depois da renúncia do vereador Maurício Hugentobler da vice-presidência da Câmara de Taquara, o Legislativo terá um novo vice ainda neste ano. O presidente Paulo Mello confirmou ao Panorama que terá de fazer um novo pleito para o cargo. Mello, contudo, ainda não definiu prazo para realizar a eleição, em função de não ter recebido um parecer oficial da assessoria jurídica da Casa sobre o tema. O presidente disse apenas ter conversado informalmente com os advogados sobre o caso. Por enquanto, o presidente da Câmara disse que irá conduzir as sessões sem um vice-presidente definido, cargo que tem sido ocupado por Caroline Telles, secretária da Mesa, durante as sessões do Legislativo.

DANDO EXPLICAÇÕES
Após ser detido por crime ambiental em Aceguá, na semana passada, o ex-presidente da Câmara de Parobé, Jorge Silva (PTB), aproveitou a sessão desta semana do Legislativo para apresentar as suas explicações sobre o episódio. Ele, que foi pego pescando em pleno dia de sessão da Câmara, apresentou comprovante de ressarcimento ao erário da ausência e justificou a falta em função de problemas mecânicos na caminhonete que transportava os pescadores. Atualmente, Silva é vice-presidente da Câmara de Parobé e no começo do ano esteve no centro da polêmica envolvendo a disputa pela presidência do Legislativo.

SEM MAIS EXPLICAÇÕES
O caso envolvendo a detenção de políticos pescadores de Parobé teve outra repercussão na sessão desta semana da Câmara. A oposição ao governo Gilda pediu cópia da portaria de exoneração do ex-secretário Nadir José Rosa da Silveira, o Zé do Ouro, um dos detidos em Aceguá. Além do documento, os vereadores oposicionistas também queriam comprovante de publicação do ato e o empenho com o comprovante de recebimento das verbas rescisórias. Mas os vereadores aliados a Gilda, maioria na Câmara, trataram de arquivar o pedido da oposição por cinco votos a quatro. Alegaram que os documentos já enviados ao Legislativo comprovam a demissão de Zé do Ouro no dia 25 de maio, portanto antes do episódio envolvendo a pescaria.

PARADA DE ÔNIBUS - Um dos locais mais utilizados por passageiros que aguardam ônibus voltou a ser alvo de indicação na Câmara de Vereadores. O presidente Paulo Mello enviou requerimento à Prefeitura para que instale uma parada de ônibus na rua Tristão Monteiro, próximo ao antigo Museu Histórico Adelmo Trott. O local não dispõe de abrigo e, em dias de chuva, causa inúmeros transtornos aos passageiros.

E este, com foto:


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos sobre política publicados na abertura do Panorama, edição de 03/06/2011.

PT FORMATA PROGRAMA
Depois de abandonar o barco do governo Délcio, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Taquara realizou na semana passada uma primeira reunião tendo em vista as eleições do próximo ano. Segundo Paulo Silva, ex-diretor de Cultura e que integra a direção petista, ficou definido que a sigla vai começar a realizar uma série de encontros setoriais no município, visando a formatar um programa de governo para Taquara. Este programa norteará a formação da chapa petista para o Executivo. O partido, mesmo dizendo estar aberto ao diálogo com outras siglas, não arreda o pé da ideia de contar com a cabeça de chapa na disputa para a Prefeitura. Os petistas enxergam o assunto como a forma de, definitivamente, começar a aumentar a representatividade da sigla no município.

CONTRA O CAOS
O vereador Maurício Hugentobler surpreendeu nesta semana ao renunciar o mandato de vice-presidente da Câmara e, no seu discurso na Tribuna, disparar contra o presidente Paulo Mello. Mas antes de anunciar a renúncia, Maurício ainda rebateu as já rotineiras reclamações da vereadora Carmem Kirsch contra o setor de saúde do município. Carmem propugnou o caos no setor, reclamando de problemas de atendimento e da falta de remédios. Maurício rebateu defendendo a administração, lembrando da abertura do hospital e dos investimentos nos postos. O vereador ainda fez uma pergunta: “será que o caos não está onde Carmem está?”

PSB TAMBÉM FORA
Aliado na eleição de 2008, o PSB é mais um partido que manifesta oficialmente não ter interlocução com o governo de Délcio Hugentobler. Na visita que fizeram ao Panorama nesta semana, dirigentes da sigla revelaram que desde a desconstituição da executiva municipal do partido, no ano passado, não há mais conversa com o governo. Isso aconteceu porque o partido ficou sem representação em Taquara. Mesmo assim, os dirigentes não teceram nenhuma crítica à administração municipal, buscando o diálogo. “Não estamos tendo interlocução com o governo, mas também não temos com a oposição”, frisou um dos dirigentes, salientando que o partido busca a rearticulação em Taquara.

XICA É PRÉ-CANDIDATA EM IGREJINHA
O Partido dos Trabalhadores de Igrejinha realizou reunião festiva no último dia 27. Na ocasião, o partido recebeu novos filiados e apresentou a ex-vereadora e presidente do PT municipal, Jorgia Seibel (Xica), como pré-candidata a prefeita nas eleições de 2012. “O PT de Igrejinha tem consciência do seu importante papel e compromisso nas eleições de 2012”, pontuou Xica, lembrando dos governos estadual e federal, comandados pelo partido. Para ela, uma administração em Igrejinha no mesmo caminho vai representar uma grande contribuição para o crescimento da cidade. A reunião contou com a participação do deputado estadual petista Luis Lauermann.

PP CONFIRMA CONVITE À FABIANO
O Partido Progressista de Taquara realizou na noite do último dia 26 a primeira reunião de seu novo diretório municipal, eleito na convenção realizada no dia 22. Na reunião, os progressistas ratificaram o convite já feito pela Executiva do partido ao vereador Fabiano Matte, para que deixe o PMDB e se filie ao PP em tempo hábil de ser o candidato a prefeito no próximo pleito. A nova Executiva é composta por: Guido Mário Prass Filho – presidente; Osmar Gonzaga da Silva - 1º vice-presidente; Arleu Machado de Oliveira - 2º vice-presidente; Zanandro Jung - secretário-geral; Valmor Buratti da Silva - 1º secretário; Osiel Pimentel de Bittencourt - tesoureiro-geral; Silvio Ademir Hoffmeister - 1º tesoureiro. Entre os vogais estão Ari Rodrigues, Delmar Backes, Cláudio Comassetto, Antonio Paulo Gonzaga e Paulo Rubem Rauber.