sexta-feira, 29 de abril de 2011

Abertura do Panorama

Confira tópicos sobre política e assuntos de Taquara publicados na edição desta semana do Panorama.

DÉLCIO CONVIDA PSDB...
Buscando agregar novas forças políticas à administração de Taquara, o prefeito Délcio Hugentobler confirmou nesta semana o convite para que o PSDB passe a integrar a base de apoio ao governo. Na sua coletiva de imprensa, o chefe do Executivo explicou que o convite ao PSDB foi feito em reunião com o presidente da sigla, vereador Luis Felipe Lehnen, ainda na semana passada. Na terça-feira, quando concedeu a coletiva, Délcio disse que ainda aguardava resposta do partido, que teria marcado reunião para esta semana. Em meio a isso, o prefeito nomeou uma integrante do PSDB para a chefia de gabinete: a ex-vice-prefeita Eva Nunes Philereno, que atuou ao lado de Délcio em seu primeiro mandato.

....MAS PARTIDO REJEITA
Apesar do convite do prefeito, o PSDB não vai entrar na base de apoio da administração municipal. A confirmação da decisão foi tornada pública pelo vereador Luis Felipe Lehnen, em uma entrevista concedida à Rádio Taquara na quarta-feira pela manhã. Segundo ele, a decisão foi tomada pela Executiva Municipal da sigla, que não aceita aproximação com o governo. “Somos um partido de oposição”, proclamou o vereador. Quanto aos integrantes do partido no governo, fez questão de dizer que o são por uma decisão pessoal e que eles não representam a sigla na Prefeitura.

NO SANTANDER
O imbróglio judicial em que a Prefeitura de Taquara se envolveu com o Banco Santander terá novo capítulo: se a administração não conseguir derrubar uma decisão da Justiça, a folha de pagamento de maio deverá ser paga ao funcionalismo por meio do banco privado. A medida foi confirmada pelo prefeito Délcio Hugentobler durante sua coletiva semanal de imprensa. O prefeito não quis adiantar a forma que a administração recorrerá no caso, mas adiantou que a Prefeitura buscará o esgotamento da questão no Judiciário. “Devemos recorrer até por uma questão de obrigação”, comentou o prefeito. Mesmo assim, o chefe do Executivo negou boatos sobre valores de indenização a serem pagos ao Santander ou à Caixa Econômica Federal. Sobre o banco estatal, Délcio frisou novamente que a relação mantida com a Prefeitura é de parceria.

ALUNOS SEM COMPUTADOR
Os prejuízos causados pelo clima também servem para acirrar os ânimos da política. Nesta semana, a Câmara de Taquara divulgou nota informando que montou uma sala equipada com quatro computadores e vinte cadeiras de apoio, que seria utilizada por alunos da escola municipal Alípio Sperb. O educandário teve sua estrutura danificada em um vendaval, deixando alunos sem aulas de informática. A surpresa veio em seguida, segundo a nota: “depois de tudo pronto, a Câmara foi informada que nenhum aluno poderá utilizar os equipamentos, por ordem do secretário de educação, Clademir Belchior Bragança”. O presidente Paulo Mello se manifestou na Tribuna e disse que “as diferenças políticas e pessoais devem ser resolvidas com os envolvidos e não bloqueando um aprendizado que hoje é prioritário para um futuro melhor”.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Requião e sua tradicional falta de respeito

O senador Roberto Requião (PMDB) comprovou nesta segunda-feira a sua famosa falta de respeito e truculência, ao arrancar o gravador de um repórter e só devolver após apagar a entrevista. Fato que, no minímo, deveria gerar cassação de mandato do senador.
Veja abaixo na matéria do Jornal da Band.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Abertura do Panorama

Tópicos sobre política publicados na edição desta quarta-feira do Jornal Panorama.

PRIORIDADE NO PROCESSO
Parado desde o ano passado, o processo judicial que segura o mandato da vereadora Carmem Kirsch poderá ter julgamento em breve. Ao menos é o que quer o Ministério Público. Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada pela vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, é solicitada preferência no julgamento do habeas corpus. Argumenta a procuradora: “eis que se trata de vereadora que foi condenada judicialmente e, em consequência, sofreu a perda do mandato eletivo, estando no exercício do cargo amparada em liminar”. Para Cureau, como o mandato de Carmem encerra-se no próximo ano, é necessário que o processo seja julgado, sob pena da decisão não vir a surtir qualquer efeito. O Ministério Público já opinou, anteriormente, por não aceitar o recurso da vereadora taquarense.

Hoje foi só um tópico sobre política propriamente dito, mas repercutirei no blog também as avaliações da Festa das Compotas.

ESTRUTURA E SEGURANÇA APROVADA
A segunda edição da Festa das Compotas mostrou inegáveis avanços em relação ao evento de 2010. Uma das notas altas vai para o quesito infraestrutura, que mesmo abalada pelo temporal, mostrou que serviu bem ao público que esteve no evento durante o final de semana. Outra nota alta da Festa das Compotas de 2011 vai para a segurança. Com um grande número de policiais, não foram registrados nenhum caso de briga ou furto. Lembrando que este é o segundo evento organizado pela Prefeitura que a segurança funciona bem. O outro foi o Carnaval de Rua, no mês passado.

ESPAÇO NÃO COMUNITÁRIO
Um dos aspectos que chamou a atenção na Festa das Compotas, realizada no final de semana, foi uma completa diferença em relação a outros eventos da região no setor de alimentação. Enquanto em Taquara o espaço é licitado pela Prefeitura e ocupado tão somente por empreendimentos privados, na maioria dos eventos regionais o setor é comunitário e cedido, principalmente, para escolas e clubes de serviço, obterem algum tipo de ganho com a promoção. Fica o questionamento se as entidades comunitárias não participam porque não são acionadas pelo poder público, que organiza a festa, ou se não vão por outras dificuldades para estarem no evento.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Caso tachões: divagando sobre a recomendação

Nos últimos dias, tenho adorado as divagações que tem sido feitas em Taquara sobre a recomendação do Ministério Público para a retirada dos tachões tranversais. Pois nesta semana a Prefeitura de Taquara divulgou nota sobre o caso, ao qual eu já manifestei aqui neste blog a minha opinião (confira). No texto, a Prefeitura diz, e se limita a isso, que estuda possibilidades de atender a recomendação e que, por enquanto, apenas suspendeu a instalação tranversal dos dispositivos.

Pois bem: todos sabem que o Ministério Público é um órgão encarregado de promover Justiça, por isso o nome promotoria de Justiça. Mas ele depende de outro órgão para desempenhar suas funções, chamado Poder Judiciário. Este sim determina, o Ministério Público não. Será que é tão difícil entender que se a recomendação da Promotoria não for atendida muito possivelmente a Prefeitura será acionada judicialmente para retirar os tachões? Esse é o devido processo legal das coisas, goste-se ou não. O MP não determinou primeiro porque isso não cabe a ele, mas sim ao Judiciário.

E não digo isso porque achei incorreta a instalação dos dispositivos, falo porque não acho uma boa política continuar insistindo no erro. Só isso!

Abertura do Panorama

Tópicos sobre política na abertura do Jornal Panorama na edição desta sexta-feira, dia 15/04/2011.

APOIO FUTURO
Prefeito Délcio Hugentobler entrou em contato com a redação do Panorama nesta semana para se manifestar a respeito do tópico “Délcio diz que não concorre”, publicado na coluna na edição passada. Segundo o prefeito, na entrevista que concedeu à rádio Gaúcha durante sua viagem à Alemanha, em momento algum falou que não concorreria no próximo pleito. O chefe do Executivo disse que continua defendendo a ideia de que a vice-prefeita Michelle Franck Sápiras será sua candidata em um momento futuro. O prefeito ressaltou ainda que a escolha do candidato pedetista para as próximas eleições será tomada em momento oportuno, pelas devidas instâncias partidárias do PDT. “Considero ainda muito positivo que o partido já tenha mais de um candidato, o que pode estar contrariando alguns interesses”, avaliou Délcio, que finalizou dizendo que é pré-candidato à reeleição.

PP QUER SER PROTAGONISTA
A passagem da senadora Ana Amélia Lemos por Taquara na última sexta-feira serviu para que o Partido Progressista fizesse uma espécie de lançamento não oficial da campanha eleitoral de 2012. Várias lideranças da sigla fizeram questão de cumprimentar e tirar fotos com aquela que vem sendo tratada como a maior estrela do momento entre os progressistas gaúchos. Cicerone da visita, o secretário-geral do PP, Zanandro Jung, não deixou por menos: “pretendemos formar coligação com um progressista concorrendo a prefeito e conquistarmos 30 por cento das vagas no Legislativo”, projetou Zanandro, garantindo que a intenção do PP é ser protagonista no pleito de 2012.

domingo, 10 de abril de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

Polêmica no IPTU de Parobé

No começo do ano a polêmica sobre IPTU foi em Taquara. A majoração no valor da Unidade de Referência Municipal e o trabalho de georreferenciamento corrigiu erros no cadastro imobiliário da Prefeitura. Somado a isso, a majoração de duas taxas provocou reclamações e o Executivo ficou na defesa.

Pois bem, a situação acalmou em Taquara, mas começam a pipocar reclamações em Parobé. O recadastramento imobiliário promovido pela administração parobeense também começa a provocar manifestações de indignação. Movimentos já chegaram a ventilar a possibilidade de protestos para os próximos dias. Pelo visto, o principal imposto cobrado pelas duas maiores prefeituras da região ainda vai dar o que falar neste ano.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um acordo mais que esperado

Finalizado nesta sexta-feira à tarde, o acordo que prevê a desocupação do camelódromo em pelo menos 60 dias era mais que esperado. Não digo isso porque já manifestei minha opinião sobre a revitalização da praça e a necessidade que vejo de saída dos atuais prédios. Digo porque vejo que a novela havia superado todos os limites do aceitável. Taquara não poderia mais continuar com sua agenda trancada na discussão deste caso. Muito disso se deve a prefeita em exercício, Michelle Sápiras, que encarou de frente a solução do problema. O diálogo dela com os camelôs foi considerado essencial para o acordo pelos próprios comerciantes. Enfim, Taquara tem a oportunidade de, finalmente, contar com uma praça para sua população. Tomara que a administração municipal não perca a chance de transformar o local.

Só reitero minha opinião: muitos cuidados básicos com a praça, que não foram feitos por várias das últimas administrações de Taquara, poderiam ter sido realizados com ou sem os camelôs no local. Ou seja: o estado da praça hoje não seria o de total abandono não fosse o desleixo costumeiro.

Abertura do Panorama

Tópicos políticos abordados na abertura do Jornal Panorama nesta sexta-feira, dia 9 de abril.

DÉLCIO DIZ QUE NÃO CONCORRE
Repetindo uma atitude que vem tomando sempre que questionado sobre o cenário eleitoral de 2012, o prefeito Délcio Hugentobler disse novamente que não será candidato. Foi em entrevista à rádio Gaúcha, na madrugada de quarta-feira, direto de Hannover, onde o chefe do Executivo integra missão empresarial. Délcio ainda aproveitou e lançou para a corrida ao Executivo o nome de sua vice-prefeita, Michelle Sápiras. Na quarta-feira, em entrevista à rádio Taquara, Michelle foi questionada pelo diretor do Panorama, Olavo Carlos Wagner, sobre o assunto. Demonstrando surpresa com as palavras de Délcio, Michelle disse que ele tem preferência na disputa ao Executivo. Mesmo assim, admitiu que em determinado momento chegará a sua vez de concorrer a Prefeitura e que o assunto será discutido internamente pelo PDT de Taquara.

IKA SEGUE PRESIDENTE
O Tribunal de Justiça (TJ) analisou na quarta-feira um agravo de instrumento sobre a presidência da Câmara de Parobé. Por três votos a zero, a 1ª Câmara Cível negou provimento ao recurso impetrado pela vereadora Marizete Pinheiro (PMDB), que alegava supostas irregularidades no pleito conduzido em fevereiro pelo ex-presidente da Câmara, Jorge Silva (PTB). Com a decisão judicial, que confirma liminar já deferida em fevereiro pelo TJ, o vereador Altair Machado (PTB), o Ika, segue na presidência do Legislativo parobeense.

PRIORIDADE ERA O HOSPITAL
A prefeita em exercício Michelle Sápiras concedeu entrevista na semana passada ao Panorama. Um dos temas abordados foi a avaliação de Michelle sobre a administração municipal. A vice-prefeita disse entender que, na campanha eleitoral, foram elencadas três prioridades que estão funcionando bem. Em função destas prioridades acabaram ocorrendo problemas em outras áreas. “Mas fazer gestão é eleger prioridades”, ressaltou a vice-prefeita. Segundo Michelle, a prioridade número um da administração foi a reabertura do hospital e, apesar de problemas na área, a situação hoje é completamente diferente. Outra área eleita como prioridade era a segurança pública, que comemora os resultados com o reforço nos efetivos tanto de Brigada Militar como Polícia Civil, além da conquista de novos equipamentos.

FRUSTRAÇÃO COM O DISTRITO
No tocante ao desenvolvimento, Michelle Sápiras lembrou a geração de empregos em Taquara. De acordo com os dados oficiais, o município teve balanço positivo nesta área nos últimos dois anos. “Podem comentar que o desempenho da economia em geral foi bom no período, mas já houve épocas de economia boa em que Taquara não gerava empregos”, avaliou. Apesar disso, reside neste setor a grande frustração admitida por Michelle: a questão do distrito industrial, envolto numa disputa judicial. Este problema trava o projeto até que a Justiça dê uma posição oficial. Apesar disso, Michelle entende que esta foi a única saída para a administração, pois era impossível pagar o valor solicitado pelos proprietários do terreno escolhido.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Horário impróprio

Vou ter que repetir isso: é impróprio o horário marcado para uma reunião com o diretor de Trânsito, Lorival da Rosa, sobre as modificações no setor em Taquara. A Câmara marcou o encontro para às 9 horas de quinta-feira e, segundo informou o vereador Fabiano Matte, o encontro é aberto a participação de toda a comunidade. Mas como a maioria da comunidade, que certamente estará em horário de expediente no trabalho, poderá participar da reunião neste horário?

domingo, 3 de abril de 2011

Transparência na Câmara de Taquara

Por falar em transparência (como falei da SSP abaixo), verifiquei neste domingo que a Câmara de Taquara atualizou o seu portal em que demonstra os gastos com diárias, sempre tão polêmicos. Vai o elogio ao vereador Paulo Mello (PTB), presidente da Câmara, que manteve a prática inaugurada por Lauri Fillmann (PDT) de divulgar os gastos com diárias. Eles estão disponíveis em planilha no site do Legislativo, cuja cópia também disponibilizo aqui no blog.

Abertura do Panorama

Alguns tópicos sobre política na coluna de abertura do Jornal Panorama desta semana.

REGRAS CLARAS
A falta de regramento claro para a utilização do Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar rendeu críticas à Prefeitura na sessão desta semana da Câmara de Taquara. Novamente, os vereadores aprovaram projeto autorizando o Executivo a firmar convênio com uma entidade para a realização de evento. O problema é que a cada vez que a administração quer ceder o centro para alguma entidade, precisa acionar o Legislativo. Vereadores, principalmente de oposição, cobraram a definição de um regramento geral que contemple estes casos. A ideia defendida por Fabiano Matte, por exemplo, é o estabelecimento de editais para uso do espaço. A cobrança mais veemente, contudo, veio de Carmem Kirsch. A vereadora lembrou que, além do recurso utilizado na compra do espaço, a Prefeitura desembolsa o pagamento das taxas de condomínio.

SAIA JUSTA
As posições adotadas pelos políticos de Taquara acabam provocando “saias justas”. Foi o caso novamente da solenidade de inauguração da Escola Municipal 17 de Abril, no bairro Mundo Novo, no último dia 24. A composição do palco oficial foi feita pelo cerimonial com o vereador Maurício Hugentobler (PDT) representando o Legislativo. Após isso, o cerimonial tratou de chamar os vereadores Valdecir Almeida (PTB) e Fabiano Matte (PMDB). O primeiro foi ao palco, mas o segundo não. Em seguida também foi chamado o presidente da Câmara, Paulo Mello (PTB). Depois dessa confusão, os pronunciamentos renderam outra saia justa: chamado a se manifestar pela Câmara, Maurício Hugentobler teve que dizer que representava apenas a bancada do PDT, uma vez que pelo Legislativo falaria Paulo Mello. Este, por sua vez, teve que ser convencido a se manifestar pelo prefeito Délcio.

O retrocesso da Secretaria de Segurança Pública

Importante fonte para jornalistas nos últimos anos, o site da Secretaria de Segurança Pública do Estado teve um forte retrocesso neste início de governo Tarso Genro (PT). Nos últimos anos do governo Germano Rigotto (PMDB) e durante toda a gestão Yeda Crusius (PSDB), o governo gaúcho divulgou diariamente os indicadores de criminalidade em cada município do Estado. Uma transparência e tanto numa das áreas que mais desperta preocupação das comunidades. Mas agora, no governo petista, a transparência morreu em fevereiro. Passou todo o mês de março e a SSP não resolveu atualizar os indicadores de criminalidade. Retrocesso total.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A polêmica dos tachões

Os tachões instalados de forma transversal nas ruas de Taquara são a polêmica do momento na área de trânsito no município. E não é pra menos: em jornalismo existe uma máxima dizendo que buraco de rua é uma das melhores pautas. O motivo: trânsito é uma coisa que altera a vida de todos. E não seria diferente no caso dos tachões. Eu não posso dizer que sou radicalmente contra os dispositivos, até porque não sou. Acho que a Prefeitura tomou a medida tendo em mira a necessidade cada vez maior de reduzir a velocidade dos motoristas apressadinhos. E como temos destes motoristas em Taquara.

Mas não é possível se compactuar com uma ilegalidade. Os tachões são irregulares e isso é o que define a legislação, por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Se precisava colocar redutores de velocidade, a Prefeitura poderia ter optado por outros dispositivos, independentemente deles custarem ou não mais caro. Quando se fala em desgaste político, aqui está mais um daqueles que poderiam ser evitados, uma vez que se os tachões não tivessem sido instalados, a Prefeitura não precisaria estar dando explicações neste momento. Falha, infelizmente!